Prefeito Roberto Cláudio entrega nova base descentralizada do Samu 192 na Messejana

Prefeito Roberto Cláudio entrega nova base descentralizada do Samu 192 na Messejana

A unidade contará com duas ambulâncias de suporte básico e duas motocicletas

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (05/10), a décima base descentralizada do Samu 192 Fortaleza (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A nova base, instalada dentro do Terminal da Messejana, conta com duas ambulâncias de suporte básico e duas motocicletas que possibilitarão maior velocidade na prestação desse serviço de urgência.

“Quando temos em uma cidade grande como a nossa, apenas uma base, ou poucas, o tempo entre a chamada e o atendimento fica muito longo, o que pode definir o desfecho bom ou ruim da situação do paciente. Com a descentralização, a gente tem se preocupado em garantir mais equipamentos, equipes apaixonadas e qualificadas para encurtar o tempo de atendimento”, declarou o Prefeito, enfatizando que a rapidez na prestação do serviço é crucial para salvar vidas.

Roberto Cláudio anunciou que a expansão prossegue. “Esta é a décima base e ainda teremos mais quatro este ano, sendo elas no Conjunto Ceará, Siqueira, Barra do Ceará e Cocó. Tudo para garantir um tempo de atendimento mais curto e qualificado”, informou.

O novo equipamento conta com cerca de seis profissionais, compondo as especialidades; motorista socorrista, técnico de enfermagem e enfermeiros. A estrutura física é projetada com alojamento masculino e feminino, acolhimento, copa, cozinha, e banheiros. Além de condições adequadas e confortáveis para os profissionais, esses pontos de apoio oferecem uma maior facilidade de comunicação entre a Central de Regulação das Urgências e as equipes, reorganizando as rotas das ambulâncias de acordo com a territorialização.

A nova base foi instalada em Messejana, pois essa área representa 4.6% (1.731) de todas as ocorrências da Cidade, que, só este ano, (de janeiro a setembro) já somam mais de 36.919 ocorrências, tendo como principais demandas; acidentes de trânsito, urgências cardiológicas, quedas, dispneia, violência interpessoal, entre outras emergências clínicas.

Joana Maciel lembrou que o Samu vem sendo melhorado durante toda a gestão Roberto Cláudio. “Um dos seus principais indicadores é o tempo resposta, que está relacionado com qualificação e quantidade de equipe, quantidade de veículos, renovação de frota, mas principalmente com a proximidade de equipe da população. Estamos trabalhando essa descentralização das bases do Samu para cada vez mais melhorar esse indicador. Há oito anos, só tínhamos duas bases, hoje estamos entregando à décima”, disse.

A frota, que em 2012 era composta por 12 ambulâncias, foi 100% renovada e ampliada na atual gestão, saltando para 19 unidades de Suporte Básico (USB), sendo duas Unidades de Suporte Intermediário, mais seis Unidades de Suporte Avançado (USA) e dez motolâncias, além das unidades que ficam na reserva técnica e do serviço do bike vida.

As novas bases garantem toda uma infraestrutura com tempo/resposta de qualidade e otimização dos recursos que compõem o Samu 192 Fortaleza, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 1.010 de 21 de maio de 2012, que ressalta a configuração mínima necessária para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento da(s) ambulância(s).

Até o fim de 2020, a população de Fortaleza contará com 14 bases descentralizadas do Samu, incluindo os terminais do Siqueira e Conjunto Ceará, onde o serviço também será implantado. As bases estão sendo posicionadas em pontos estratégicos, contemplando as seis Regionais de Fortaleza.

Créditos: Thiago Gaspar/ Prefeitura de Fortaleza

Suyane Costa