Camarim em Cena estreia no Canal FDR

Camarim em Cena estreia no Canal FDR

Resultado da parceria entre o Canal FDR e o Itaú Cultural, o programa reúne entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música

O Canal FDR estreou esta semana com uma série de novidades e atrações. A nova programação dá destaque à produção audiovisual e ao compromisso com a educação.

Um dos destaques é o programa Camarim em Cena, série produzida pelo Itaú Cultural, reunindo entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. As entrevistas foram realizadas entre 2016 e 2019, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público.

Camarim em Cena estreia na programação do Canal FDR neste sábado, 14 de novembro, às 17 horas, e exibirá quatro episódios da série. Ao longo de quatro finais de semana entrarão no ar entrevistas com atrizes de diferentes gerações e que são referência no teatro brasileiro. São elas: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho e Denise Weinberg.

Episódio de estreia

A exibição no Canal FDR é aberta no dia 14 pela conversa com a atriz Maria Alice Vergueiro (1935-2020), um dos principais nomes do teatro nacional. Ela foi a primeira convidada do Camarim, realizado presencialmente e gravado em 2016 na instituição. Conhecida como dama do underground do teatro paulistano – e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou naquele ano –, Maria Alice Vergueiro, na época da gravação, falou sobre destaques da sua trajetória.

Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio é abordado a estreia da atriz nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal. Nesse caminho, que passa por momentos importantes do teatro do País, participou de produções do Teatro Oficina, do Grupo Pândega de Teatro e do Teatro do Ornitorrinco, do qual foi uma das fundadoras nos anos de 1970.

Próximos

O segundo episódio, a ser exibido dia 21, será com a atriz mineira Bete Coelho, que falará da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade, e sobre sua relação com o espaço do camarim, onde se prepara para entrar em cena. Integrante da geração dos anos de 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos MacunaímaNelson Rodrigues II e Romeu e Julieta. No encontro, Bete aborda também os trabalhos que fez sob a direção de Gerald Thomas na Companhia de Ópera Seca, nos premiados Carmem com FiltroFim de Jogo e Graal. O encontro é mediado pela fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro.

Fechando o mês de novembro, no dia 28 a conversa é com Denise Weinberg, uma das fundadoras do Grupo TAPA, coletivo em que ficou durante 21 anos. No encontro, mediado pela jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli, ela fala sobre a sua relação com o espaço do camarim – tido como uma espécie de confessionário. Denise Weinberg fez mais de 25 filmes e tem uma bem-sucedida carreira no teatro, sendo vencedora de dois Molière – um por A Megera Domada, de Shakespeare, em 1991, e outro por Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em 1993 – e do Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2005, por sua participação em Oração para um Pé de Chinelo, com texto de Plínio Marcos.

O último episódio da série Camarim em Cena no Canal FDR exibe a conversa com a atriz Juliana Galdino e vai ao ar no dia 5 de dezembro. Esse encontro, no qual a atriz fala sobre sua trajetória e preparação antes de entrar em cena, tem mediação do jornalista, crítico e pesquisador de teatro Valmir Santos.

SERVIÇO:

Camarim em Cena, no Canal FDR

Aos sábados, às 17 horas

Estreia dia 14 de novembro

Por onde assistir: sinal digital aberto, no canal 48.1; em sinal fechado, canal 23 (Multiplay), 24 (NET) e 138 (Brisanet)

Suyane Costa