Devassa lança filme com releitura de clássico da música brasileira

Devassa lança filme com releitura de clássico da música brasileira

Em filme com participação de Iza e direção de Douglas Bernardt, “Brasil Pandeiro”, dos Novos Baianos, foi a trilha escolhida para celebrar os elementos criativos culturais do Brasil

Lançado no último domingo (13), no canal do Youtube de Devassa, o filme “Brasil Pandeiro: Mix Tropical” celebra toda a criatividade que só o Brasil tem, com uma versão exclusiva de “Brasil Pandeiro”, dos Novos Baianos, na voz de IZA e num arranjo assinado pelos hitmakers Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos. Criado pelo HNK Lab e Grey, com produção da Stink Films e planejamento estratégico digital da iProspect, o trabalho foi filmado em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, para exaltar os elementos criativos culturais brasileiros em diferentes situações.

A parceria entre Iza e a marca vai além deste filme. A cantora participa da nova Campanha de Devassa, e tem o papel de reforçar a valorização da criatividade brasileir​a, unindo as referências da música popular com o que há de mais novo na tropicalidade do Brasil. Ela, uma das 100 personalidades Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo em 2020, retrata melhor do que ninguém o novo momento de Devassa que valoriza a criatividade e diversidade da cultura e música nacional.

Ainda em 2020, a mais recente participação de Iza para a marca foi durante o Encontros Tropicais, uma noite histórica com a cantora acompanhada de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz, no Museu du Ritmo, em Salvador, quando eles receberam convidados de várias gerações de artistas para um espetáculo de celebração da música brasileira ao lado de Mateus Aleluia, Margareth Menezes, BNegão, Carlinhos Brown, Larissa Luz, Lazzo Matumbi, Chico Correa e João Milet Meirelles. A apresentação também foi transmitida pelo Multishow e já ultrapassou a marca de 1 milhão e 200 mil visualizações no YouTube de Devassa.

“Brasil Pandeiro: Mix Tropical” foi dirigido por Douglas Bernardt. “Nesse filme tivemos a chance de explorar um dos aspectos mais essenciais do nosso povo: a criatividade. Uma força mágica que transforma cor, som, movimento e símbolos nessa cultura tão única”, conta o diretor. Para encantar o olhar, foram conectados diferentes núcleos narrativos com transições inteligentes e divertidas que resultaram num filme com energia pulsante, além de uma trilha marcante e ritmada. Bernardt, que já conquistou o primeiro Grand Prix de Entertainment for Music brasileiro no Cannes Lions, também têm seus filmes reconhecidos por importantes festivais de criatividade do mundo como D&AD, Clio Music, Young Director Awards, Kinsale Sharks, Camerimage e Ciclope Latino.

Em “Brasil Pandeiro: Mix Tropical” a cantora IZA aparece ao lado de artistas e personalidades brasileiras reconhecidos por expressarem suas criações artísticas e criativas: Kadu dos Anjos, referência de empoderamento social e cultural em Belo Horizonte; a criadora de conteúdo de moda Luciellen Assis; a grafiteira e ativista Sista Katia; Luma Nascimento, especialista em afro-diversidade brasileira, o coletivo Afrobapho, formado por jovens negros LGBTIA+ da periferia de Salvador, entre outros.

A originalidade e a autenticidade do casting trouxe a diversidade criativa para as cenas. O contato próximo com os personagens se deu pela equipe local e reduzida, gerando verdade nas situações que compõem o filme como um todo. Um exemplo disso são as trançadeiras que exercem a profissão em suas vidas reais. Além de criativos locais, outra preocupação foi de contar com uma equipe de produção e criação diversa. Entre essas pessoas, estão mulheres à frente de cargos como direção de arte, assistentes de direção, produção executiva, coordenação de pós, produção de elenco e direção de produção.

Devassa segue apoiando microempreendedores locais e sua representatividade. Um exemplo é o figurino do filme “Brasil Pandeiro: Mix Tropical” que foi assinado pelos stylists baianos Pedro Batalha e Hisan Silva, estilistas da Dendezeiro, e também por Vanessa Martinez. A união dessa equipe teve a intenção de trazer uma estética com personalidade e identidade local. As roupas produzidas carregam um propósito: oferecer oportunidade e visibilidade para pequenos empreendedores da moda sustentável local, sendo muitos deles estilistas negras e negros. Studio 64, Rayzes e a própria Dendezeiro, usadas na produção, são marcas de Salvador que utilizam do upcycling para reaproveitar materiais que iriam para o lixo, transformando-os em moda contemporânea. Outra parceria firmada com o figurino deste filme é a marca Dugueto, que reverte parte do lucro para projetos sociais em sua comunidade: o Nordeste de Amaralina.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Heineken Brasil
Agência: HNK LAB & Grey Brasil
Produto: Devassa
Campanha: Criatividade Tropical

HNK LAB

Business Lead: Felipe Giacon

Creative Lead: Gustavo Lacerda

Project Director: Marcos Richter

Strategy Lead: Renata Valio

Atendimento: Luana Garcia, Ana Frank, Caio Sabag e Naomi Kikuchi
Planejamento: Gabriel Guerra e Luiz Barbosa

Conteúdo: Marília Ramos, Leandro Lemos e Isabella Barbieri

Mídia: Luana Belchior, Tiago Gomes, Thiago Barbosa

iProspect

Business Lead: Caroline Bassi

Atendimento: Priscila Penachio

Mídia digital: Lucas Callile, Carolina Gattás, Rebeca Calil e Marianna Rufino

GREY BRASIL

CEO: Luciana Rodrigues
CCO: Max Geraldo

CSO: Raquel Messias

Managing Director: Maria Pirajá

Diretor Executivo de Criação: Rodrigo Tortima

Diretor de Criação: Rafael de Miranda e Pedro Reis

Criação: Lucas Adam, Rafael de Miranda, Pedro Reis, Gabriel Padilha, Gabriel Cavalheiro, Airton Dias

Design: Lucas Adam, Gustavo Zordan

Atendimento: Guilherme Alonso, Thiago Barbosa, Mayara Nunes

Produção: Ricardo Magozo, Rodrigo Giammarino, Carolina Araújo, Ana Borges, Fabio Reitzfeld e Stephanie Modesto

Planejamento: Mariana Pagano

Projetos: Larissa Moreno

HEINEKEN

Aprovação Cliente: Nabil Nasser, Gabriel Braz, Isabela Nascimento

Aprovacão Cliente (Mídia): Carina Hermida e Bruna Uehara

PRODUÇÃO FILME

Produtora do Filme: Stink

Diretor: Douglas Bernardt + Pedro Tejada (2º unidade)

Diretor de Fotografia: Pierre De Kerchove + Edvaldo Santos (2º unidade)

Diretora de arte: Carol Ozzi

Line Producer: Rafael Pinto

Diretora Executiva: Ingrid Raszl

Produção executiva: Renata Dumont, Carolina Junqueira, Tico Cruz, Camila Martinez, Ana Gazal, Marcela Amstalden

Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rogério Maestro, Mariana Kerche, Amanda Grell

Assistente de Direção: Juliana Cretella, Elis Manukian, Lís Araripe, Diane de Medeiros

Figurinista: Pedro Batalha e Hisan Silva – Dendezeiros, Vanessa Martinez

Coordenação de pós: Roberta Bruzadin, Marcela Antunes

Montador: Danilo Abraham

Finalizador: Camila Doimo

Pós- produtora: Nash

VFX supervisor: Cirilo Bonazzi

VFX artist: Alice Villela, Andre Neumann, Caique Veloso, Cirilo Bonazzi, Felipe Passarini, Luiz Fernando Tavares Alves, Renata Prado

Producer Nash: Flavia Gannam

Coordinator Nash: Gabriel Bittencourt

Color Grading: Bleach

Produtora de Áudio Composição da Música: Dogz

Produtora de Áudio: Satélite

Produção Musical Dogz: Pablo Bispo, Sergio Santos e Ruan Guimarães

Direção Musical Satélite: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi

Produção Musical Satélite: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira

Atendimento Satélite: Nicole Bonnet e Larissa Sarkis

Finalização Satélite: Carla Cornea, Isadora Penna, Pedro Macedo e Ian Sierra

Coordenação de Produção Satélite: Ana Cordeiro, Larissa Costa e Leticia Brito

Assistente Geral Satélite: Renan Marques

EQUIPE IZA

Figurinista: Bianca Jahara

Make & Hair Iza: Mari Saavedra

#UnidosPelaMúsicaBrasileira
Desde 2019, Devassa investe em ações sob seu posicionamento Tropical Transforma, que tem como objetivo glorificar a criatividade transformadora do brasileiro. Com apoio à festivais de música por todo o país e fomento à cultura, a marca criou o projeto #UnidosPelaMúsicaBrasileira durante a pandemia, visando arrecadar fundos para profissionais do backstage da produção de eventos musicais. Durante esse período, realizou lives de enorme sucesso como de Gilberto Gil, Novos Baianos, Duda Beat & Nando Reis, o Festival dos Festivais e Elza Soares, além do Encontros Tropicais, com a cantora Iza acompanhada de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz como anfitriões, ao lado de Mateus Aleluia, Margareth Menezes, BNegão, Carlinhos Brown, Larissa Luz, Lazzo Matumbi, Chico Correa e João Milet Meirelles, em um espetáculo que já ultrapassou 1 milhão e 200 mil visualizações no YouTube.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Suyane Costa