Equipe da UTI Neonatal do HGWA participa de coletânea sobre pediatria
A equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) participou de dois volumes do livro “Pediatria: Experiências Profissionais e Relatos de Caso”, da Editora Pasteur, organizado pelo professor doutor Guilherme Barroso de Freitas. Os livros, lançados em outubro, caracterizam-se como uma coletânea de estudos aprovados dentro das diversas áreas de cuidado da pediatria.
A pediatra neonatologista e coordenadora da unidade, Jocélia Bringel, esteve à frente como coordenadora e revisora dos textos. Segundo a médica, o convite surgiu da editora. Ao todo, 12 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, participaram da produção de seis capítulos.
“Cada capítulo contou com um autor principal e a participação de outros membros da equipe. Neles, contamos as experiências da nossa unidade, das atividades que realizamos, sobre o nosso gerenciamento e as boas práticas adotadas visando a qualidade e a humanização do atendimento”, disse Jocélia Bringel.
No volume 1 do livro, os profissionais participaram dos capítulos 25, 26, 37 e 38. Neles, a equipe abordou sobre a utilização da música como terapia para os bebês, também foi abordado sobre o toque terapêutico na UTIN e UCINCO, sobre a experiência inovadora das visitas virtuais dos pais aos filhos internados no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (CETIP), que teve início com a pandemia da Covid-19, e, por fim, um relato de caso de uma patologia rara chamada Leucinose.
Já no volume 2, os profissionais participaram dos capítulos 15 e 16, em que abordaram sobre como a equipe identifica os sinais de alerta de criticidade dos pacientes da UTI Neonatal, além do gerenciamento de riscos na unidade.
Jocélia Bringel aponta que a participação no livro foi uma grande oportunidade de registrar e eternizar o trabalho desenvolvido no HGWA. “Para nós foi uma grande honra estarmos em uma publicação nacional, inclusive por podermos servir de inspiração para os profissionais de todo o Brasil que, porventura, leiam o livro”, finalizou.