Servidores(as) municipais elegem nova diretoria do Sindifort

Sindicalizados foram às urnas na última segunda-feira, 25. Nova diretoria, liderada pela atual presidente, Nascelia Silva, deverá negociar o reajuste salarial deste ano
Os servidores municipais de Fortaleza foram às urnas na última segunda-feira, 25, para eleger a nova diretoria executiva, conselho fiscal e respectivos suplentes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) para o mandato 2021-2025. Com o resultado consolidado na manhã desta quarta-feira (27), a chapa eleita liderada pela atual presidente da entidade, Nascelia Silva, já foi empossada pela Comissão Eleitoral e tem o desafio de negociar o reajuste salarial deste ano e tratar a questão da reforma da Previdência no Município.
Orientada pelo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a votação foi realizada por meio de urnas eletrônicas instaladas em 27 seções eleitorais que funcionaram na sede de diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza, tais como Secretarias das Regionais (SERs), Instituto de Previdência do Município (IPM), Instituto Dr. José Frota (IJF) e outros. Aos eleitores que votaram fora de suas seções, foram disponibilizadas urnas de lona com cédulas de papel. Votaram servidores municipais de carreira associados ao Sindifort com pelo menos seis meses de filiação à entidade até a data da publicação do edital que convocou as eleições, divulgado no dia 22 de dezembro de 2020.Após quase dois dias de apuração, a Comissão Eleitoral do Sindifort 2021 proclamou eleita a Chapa 1 (Experiência e Renovação) com 53,7% dos votos, frente a 44,1% da Chapa 2 (Vamos Mudar). O processo de apuração foi acompanhado por representantes das duas chapas concorrentes que assinaram documentação sobre o resultado da apuração das urnas.
O presidente da Comissão Eleitoral, Matheus Figueiredo, avalia que, como um todo, o processo eleitoral do Sindifort foi democrático e participativo. “Realizar as eleições em plena pandemia Covid-19 foi um desafio, mas obedecemos às instruções dos regulamentos sanitários e aglomerações foram evitadas. O uso de urnas eletrônicas garantiu a lisura e a transparência da votação. Embora tenha ocorrido um embate entre as chapas concorrentes, o que é natural, buscamos sempre o consenso e, acima de tudo, obedecemos ao Estatuto e ao Regulamento Eleitoral do Sindifort”, ressalta Matheus.
Já Nascelia Silva, que preside a nova diretoria eleita, considera essa eleição uma grande vitória da democracia, visto que os servidores depositaram confiança na entidade para enfrentar o atual momento de crise na cidade e no país. “Tivemos uma grande participação dos servidores(as) ativos e inativos de todas as áreas: saúde, segurança, das SERs, educação, trânsito, etc. Gostaríamos de agradecer a todos e todas que confiaram e votaram e aos que nos apoiaram. Continuaremos firmes nas principais lutas dos servidores e apostamos, como sempre fizemos, na capacidade de mobilização e na valorização do servidor e do serviço público! Estamos juntos(as)!”.
Números da eleição:
Votantes: 2706
Votos Válidos: 2650
Chapa 1: 1455 (53,7% dos votos)
Chapa 2: 1195 (44,1% dos votos)
Brancos e nulos: 56 votos