Fevereiro Roxo alerta para doenças reumáticas

Fevereiro Roxo alerta para doenças reumáticas

A Campanha Fevereiro Roxo busca conscientizar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce de duas doenças reumáticas: o Lúpus e a Fibromialgia

Dor muscular generalizada, sono que não restaura, cansaço e insônia são sintomas que alertam para o diagnóstico de Fibromialgia, enquanto que manchas avermelhadas na pele, sensibilidade aumentada ao sol, dor e inchaço nas juntas, feridas na boca, febre e perda de peso podem estar presentes no Lúpus. Essas duas doenças reumáticas são um desafio para a medicina por terem diagnóstico por vezes difícil, mas que podem, sim, ter seus sintomas diminuídos. O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças.

De acordo com o reumatologista Dr. Davi Bulcão, da Clínica Oncovie, essas são doenças que estão ganhando espaço no cotidiano das pessoas. “O conhecimento sobre essas doenças tem aumentado ao longo do tempo por conta de campanhas e iniciativas como o Fevereiro Roxo. Porém, infelizmente ainda existem pessoas, pacientes e até profissionais de saúde que não acreditam no diagnóstico. Por isso, é muito benéfico que tenhamos campanhas  para conscientizar a população.”, diz o reumatologista. 

Segundo dados da  Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial e brasileira. A doença geralmente afeta mais mulheres do que homens e a faixa etária mais comum é entre 30 a 50 anos de idade. Em relação ao Lúpus, estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, com cerca de 65 mil pessoas no Brasil. 

Segundo Dr Davi Bulcão, existem tratamento específicos e efetivos para o controle destas doenças, e é possível que o paciente tenha mais qualidade de vida, desde que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível. “O tratamento da Fibromialgia envolve medicações moduladoras da dor e medidas comportamentais, como a prática de exercícios físicos. Em relação ao Lúpus, são utilizados medicamentos imunossupressores e imunomoduladores. Uma avaliação com uma equipe multidisciplinar é muito importante, e é possível que pacientes com estas doenças reumáticas tenham uma vida normal, possam trabalhar, fazer exercícios físicos, constituir família, etc.”, explica Dr. Davi.

Sobre o Fevereiro Roxo
A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é “se não houver curar que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem estar aos portadores de doenças reumáticas como o Lúpus e a Fibromialgia. O objetivo é educar a população para o diagnóstico precoce. As estatísticas mostram que quanto antes essas doenças forem detectadas, melhor a eficácia dos tratamentos. 

Suyane Costa