O Festival Alberto Nepomuceno chega a 9ª edição em formato virtual
O FAN 2021 traz como atrações o programa de web rádio “Canções que falam de chuva”, lives sobre Alberto Nepomuceno e com a violinista Liu Man Ying, além de concertos do Grupo 30 Cordas, Madeira Trio e da Camerata de Cordas da UFC
A 9ª edição do Festival Alberto Nepomuceno/FAN 2021 acontece em formato virtual, de 20 até 24 de março. A programação contempla apresentações artísticas e ações culturais em lives pelo Instagram e YouTube, programas em web rádios, além de vídeos em plataformas do Theatro José de Alencar e do Cineteatro São Luiz. Com realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação em parceria institucional com a Associação Comunitária Cultural, Ambiental e Social Praia das Pedrinhas, o FAN tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
“São diversas abordagens e experimentações de linguagem e de conteúdo, em programa de caráter educativo com apresentações musicais, conversas sobre arte e cultura em programação 100% gratuita e livre para todas as idades”, convida a colaboradora do Festival e jornalista Izabel Gurgel, junto à diretora Cris Queiroz.
O FAN 2021 inicia neste final de semana com o programa de web rádio “Os 13 Tons do Maurição”, comandado pelo jornalista Mauricio Lima. Sábado (20) e domingo (21) ele faz duas edições especiais com o mesmo tema: “Canções que falam de chuva”, veiculadas pela Web Rádio do Bem e Web Rádio Atitude Popular, respectivamente, sempre às 13h.
Ainda na programação inicial do FAN 2021 no dia 20 de março (sábado), às 16h, pelo YouTube do Cineteatro São Luiz, acontece a live “Alberto Nepomuceno personagem do livro ‘Ana em Veneza’, de João Silvério Trevisan”. Os jornalistas Izabel Gurgel e Adriano de Lavôr conversam sobre leitura e memória a partir da personalidade que nomina o Festival Alberto Nepomuceno – o grande compositor, pianista, organista e regente cearense.
O dia 21 de março (domingo) abre às 11h com o concerto “Pros que estão em casa”, realização inédita e especialmente gravada para o evento pelo Grupo 30 Cordas, via YouTube do Theatro José de Alencar. Apresenta Eduardo Teixeira (no violão 6 cordas), Fábio Lustosa (violão 6 cordas), Marco Fukuda (violão 6 cordas), Michel Barros (violão 7 cordas) e Felipe Ferreira (baixolão) em uma viagem pelas fronteiras das músicas popular e erudita, entre sonoridades clássicas ocidentais e ritmos como o maxixe, baião, chorinho, valsa, marcha rancho. No espetáculo do Grupo 30 Cordas, criado desde 2014 a partir desses cinco formandos do Curso Técnico em Instrumento Musical – Violão, do IFCE – campus Fortaleza, ouviremos composições de autorias próprias e por famosos, como Ramos Cotôco, Orlando Leite, Mamede Cirino, Daniel Escudeiro, Nonato Luiz, Sivuca e Dorival Caymmi.
A live “Música para tocar seu coração” dá prosseguimento ao FAN 2021 trazendo a violinista Liu Man Ying, professora de violino e viola do Curso de Música da UFC, em conversa musicada, mediada por Izabel Gurgel, também no domingo (21) às 16h, pelo YouTube do Cineteatro São Luiz. Outra movimentada live será “Theatro José de Alencar: Alberto Nepomuceno passou por aqui”, que ocorre no dia 22/03 (segunda), às 17h, pelo Instagram do TJA, reunindo novamente os jornalistas leitores Izabel Gurgel e Adriano de Lavor em papo sobre o autor a partir de um dos acervos de Fortaleza que Izabel aborda na série “Cidade Portátil | O lugar vive na gente”.
A programação traz ainda, em formato especial e previamente gravado para o Festival, o concerto “Pau Brasil” pelo Madeira Trio no dia 23/03 (terça), às 19h, pelo YouTube do Cineteatro São Luiz. A apresentação reúne os músicos Michael Rodriguez (bateria), Pedro Façanha (baixo), Pedro Madeira (violão e bandolim) com a voz de Larissa Gomes. O Madeira Trio é marcado no tempo e nas melodias pela história da música brasileira, entre composições dos integrantes do grupo e a intensa mistura entre culturas da nossa trajetória musical, indo do batuque africano às harmonias europeias até a mistura perfeita do Choro Brasileiro, num repertório amplificado que vai de O Guarani (Carlos Gomes) a Vassourinhas (Frevo Pernambucano).
Ainda nesse mesmo formato, o concerto regido pelo Prof. Leandro Serafim da Camerata de Cordas da UFC – criada pelas professoras Dora Uthermol e Liu Man Ying – encerra a programação do FAN 2021 no dia 24/03 (quarta) às 19h, pelo YouTube do Cineteatro São Luiz.
No campo e na cidade, o Festival Alberto Nepomuceno/FAN tem caráter itinerante e contribui para o fortalecimento do setor cultural e o desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará. O FAN é plural e acessível, realiza intercâmbio de saberes locais em que reconhece e estimula o uso dos nossos saberes no processo de criação artística e cultural, valorizando e preservando nosso Patrimônio Material e Imaterial.
PROGRAMAÇÃO
20/03, sábado
13h – Os 13 Tons do Maurição / Canções que Falam de Chuva – Web Rádio do Bem
16h – Live “Alberto Nepomuceno personagem do livro ‘Ana em Veneza’, de João Silvério Trevisan” – YouTube do Cineteatro São Luiz
21/03, domingo
11h – Inéditos e Previamente Gravados: Concerto “Pros que estão em casa”, com Grupo 30 Cordas – YouTube do Theatro José de Alencar
13h – Os 13 Tons do Maurição / Canções que Falam de Chuva – Web Rádio Atitude Popular
16h – Live “Música para tocar seu coração”, com Liu Man Ying – YouTube do Cineteatro São Luiz
22/03, segunda
17h – Live “Theatro José de Alencar: Alberto Nepomuceno passou por aqui” – Instagram do Theatro José de Alencar
23/03, terça
19h – Inéditos e Previamente Gravados: Concerto “Pau Brasil”, com Madeira Trio – YouTube do Cineteatro São Luiz
24/03, quarta
19h – Concerto com Camerata de Cordas da UFC – YouTube do Cineteatro São Luiz
Mais informações e programação completa: Instagram @soufanfestival