ADPEC realiza palestra virtual gratuita sobre combate à discriminação com a vereadora afro-transexual Érica Hilton

ADPEC realiza palestra virtual gratuita sobre combate à discriminação com a vereadora afro-transexual Érica Hilton

Quinta vereadora mais votada no país nas últimas eleições, Érica (PSOL)  foi eleita em São Paulo com mais de 50 mil votos 

No mês em que se comemora o Dia do Defensor e da Defensora Pública também é o mês celebrado a abolição da escravatura no Brasil. Diante desse cenário, com o intuito de discutir e defender questões que abordam a ótica do combate à discriminação e ao preconceito, a Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Ceará (ADPEC) traz uma programação especial e gratuita no dia 21 de maio que vem em formato de webinário. Uma das palestras será sobre “A Atuação do Poder Público no combate às opressões sob a ótica da interseccionalidade”, que será ministrada por Erika Hilton, vereadora do PSOL, negra e transexual, eleita como a mais votada da cidade de São Paulo e sexta no ranking geral do país, com 50.508 votos. 

A palestra iniciará às 17h e poderá ser assistida, gratuitamente,  através do canal da ADPEC no YouTube. O evento faz parte do webinário “A Defensoria Pública e sua Atuação Interseccional”, que será realizado com a presença de diversos profissionais renomados da área. A ramificação do evento também parte da ação da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) que voltou sua campanha de 2021 para a temática “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”. 

De acordo com a Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, apesar de fazer anos que a data da abolição da escravatura existe, ainda é possível observar um comportamento de uma parte da sociedade de discriminação e preconceito. “Nós, como defensores, temos o dever de defender aqueles que se sentem oprimidos de alguma forma e que precisam ter seus direitos respeitados. A opressão e o preconceito, muitas vezes, mora ao lado. Nosso objetivo é discutir essa temática e outras para abrir os olhos diante dessa realidade e ajudar a combater essa problemática não apenas diante da ótica dos defensores, mas também da sociedade de maneira geral”, explica. 

Temas de relevância para a sociedade

Além da temática ministrada pela vereadora Érica Hilton, o evento terá diversos outros temas. Tendo início às 9h com a mesa de abertura  com a presença do Ministro Benedito Gonçalves e logo após seguirá para a mesa sobre o tema “Direito do Paciente: novo ramo jurídico”, com palestra a ser ministrada pela Coordenadora-Geral do Observatório Direitos dos Pacientes do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, Aline Albuquerque. Na mesa, haverá a participação da debatedora Yamara Lavor, Defensora Pública do Estado do Ceará e Supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde.

Às 10h45, está prevista a palestra sobre “Limites e aplicações da noção de necropolítica ante a catástrofe colonial chamada Brasil”, com Cleifson Dias, doutor em direito e Coordenador-Adjundo do IBCCrim-BA. Participará também, como debatedor, Leandro Bessa, Defensor Público do Estado do Ceará e Supervisor do Núcleo Especializado em Execuções Penais. 

Às 14h, a palestra será sobre o tema “Perspectivas Negras nas Ciências Criminais”, com a palestrante Juliana Borges, Consultora do Núcleo de Enfrentamento, monitoramento e memória de combate à violência da OAB-SP. Participando como debatedora, Antônia Mendes de Araújo, Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Às 15h30, será o tema “Justiça digital e acesso à justiça”, com a palestrante Isabela Ferrari, Juíza Federal e Coordenadora acadêmica do Instituto new law, além de Eunice Prado, Juíza de Direito do TJPE. A mediação ficará por conta de Débora Maschio, Defensora Pública, titular da 18ª Defensoria Pública dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza/CE. Para finalizar, às 17h, o Webinário trará o tema “A Atuação do Poder Público no combate às opressões sob a ótica da interseccionalidade”. A palestra ficará por conta de Erika Hilton, vereadora do PSOL.A debatedora será Sandra Sá, Defensora Pública do Estado do Ceará, Titular das 19ª e 30ª Defensorias Cíveis de Fortaleza e Vice-Presidenta da ADPEC.

Serviço

“A Defensoria Pública e sua Atuação Interseccional”

Quando: 21 de maio

Onde: Canal da ADPEC no YouTube 

Horário: das 9h às 17h

Suyane Costa