Zé Bocca, Narradores Cariri e Costureiras de Histórias encerram a programação do mês de junho do Projeto PALAVRAS

Zé Bocca, Narradores Cariri e Costureiras de Histórias encerram a programação do mês de junho do Projeto PALAVRAS

projeto PALAVRAS  segue para sua última semana de programação do mês de junho. Nesta quarta-feira, 23, às 17h, tem a participação de José Antônio Carlos, mais conhecido por Zé Bocca, com contação e recital no canal do YouTube da Casa da Prosa e da  BECE (Biblioteca Estadual do Ceará).

O escritor, ator e contador de histórias, iniciou a carreira artística em 1988 no Grupo de Intervenção Performática Olho da Rua, que reuniu jovens aspirantes a atores, cantores, educadores e músicos para divulgar poesia nas ruas e praças de Sorocaba e região. Trabalhou como ator nas companhias TubarãoPiracicaba e Diesel 27. Fundou o grupo Teatro Histórias e Canções, que desenvolve trabalhos institucionais junto a empresas, com temas referentes à saúde e segurança do trabalhador. Como contador de histórias já percorreu diversas capitais brasileiras, foi vencedor do Festival de Humor de Sorocaba, na categoria Causos e Mentiras, em 2007. Em 2019, lançou o livro O Bicho Mais Poderoso do Mundo pela Editora Aletria. Ministra oficinas e palestras sobre a arte de narrar histórias. É representante regional da RIC (Red Internacional de Cuentacuentos).

Na quinta-feira, 25, às 17h, o público confere muitos causos e contação de histórias com o grupo Narradores Cariri, no canal do YouTube da Casa da Prosa e da  BECE (Biblioteca Estadual do Ceará). Criado em 2019, o grupo se propõe a pesquisar os contos de tradição da região do Cariri. O coletivo é composto de sete narradores: Aline Sousa, Carlê Rodrigues, Conceição de Maria, Elisabete Pacheco, Jeronimo Gonçalves, Rebeca Baia e Regiane Rodrigues. Cada integrante tem trajetórias diferentes e ao mesmo tempo constrói e terce as tramas de várias histórias que permeiam o Cariri cearense, assim como as tramas que tecem os tecidos, que são reconstruídos em cortinas de chita, fuxico e retalhos; mulheres contam as raízes da oralidade desse território mítico e encantado. O grupo surgiu a partir das participações na Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras Cariri e na Escola de Narradores – turma Cariri.

Encerrando a programação, no dia 26, às 17h, o grupo Costureiras de Histórias, apresenta o espetáculo “História é o bicho!”. também no canal do YouTube da Casa da Prosa e da  BECE (Biblioteca Estadual do Ceará).

O grupo, que tem a palavra encantada como a principal matéria-prima de seu ofício e presença no mundo, é formado por Camila Barbosa, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodrigues e Tâmara Bezerra. Há 10 anos partilha sonhos e pesquisas com a literatura oral e atua como contadores de histórias e formação de narradores, de educadores e mediadores de leitura.

O Projeto:

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto. Uma ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Suyane Costa