“Além do Tempo Normal”, novo álbum do cantor e compositor Pingo de Fortaleza Solar

“Além do Tempo Normal”, novo álbum do cantor e compositor Pingo de Fortaleza Solar

Composto, em parte, durante a pandemia e gravado integralmente “nesse tempo”, o álbum musical “Além do Tempo Normal” do cantor e compositor “Pingo de Fortaleza Solar”, traz 12 músicas de sua autoria (músicas e letras). A metade das canções foi composta por Pingo a partir de suas vivências e reflexões nesses últimos 16 meses, sob o impacto da pandemia do Covid-19 e das medidas sociais de combate a esse vírus, entre elas: “Aos Encantados – Ser Boreal” (uma homenagem do artista às pessoas que fizeram suas “passagens” nesse tempo), Mara Hope (uma reflexão sobre a história desse navio, encalhado desde  1985, no litoral Fortaleza, e a vida em geral num diálogo “Bobdiliano”), De Um Tempo Mais Que Solar (uma ode ao Nkisi Tempo da cultura Bantu Angola e uma reflexão sobre o carnaval),  Canção Pequena para o Pacoti (um poema inspirado na força e beleza da natureza), Céu de Fortaleza (um blues que narra uma relação afetiva especial de um Fortalezense com sua cidade e suas contradições sociais) e, finalmente, Além do Tempo Normal, que nomina o álbum (uma narrativa do ciclista Pingo de Fortaleza, em seus passeios no tempo de pandemia).

As outras 6 canções do álbum, compostas por Pingo antes da pandemia, eram inéditas e completam o álbum: O Pai que Carrego em Mim (sobre as semelhanças de pai e filho), Para Minha Mãe Yemanjá (ode à  Yemanjá e seu papel protetor, e uma reflexão sobre as pessoas em situação de rua), Nas Quebradas Desse Chão (para Fortaleza e suas referências), Nos Caminhos de ANAXIMANDRO (metáforas sobre o Morro Branco), Sedruol – Minha Mãe (homenagem do artista à sua mãe) e Ser Obaluaê –  Nossos Medos Viemos Cantar (canção que aborda o Orixá Obaluaê, seu poder de cura e a questão da depressão). Essa última vem em duas versões distintas no álbum, uma delas como faixa bônus.

A “FEITURA” DO ÁLBUM

Sem patrocínios privados ou públicos, o álbum “Além do Tempo Normal” foi produzido integralmente através de apoios individuais de amigos (as) e fãs de Pingo de Fortaleza Solar, por meio de campanhas realizadas pelo próprio artista (que seguem para finalizar os custos do trabalho).

O primeiro álbum virtual na carreira de Pingo de Fortaleza Solar (o 30º em sua trajetória) foi produzido de forma totalmente diferente, em função das medidas de distanciamento social, com a maioria dos músicos gravando em suas residências e enviando os materiais para o estúdio, no qual foram coletados e trabalhados pelo engenheiro de som e diretor musical Airton Montezuma.

“Os músicos gravavam sobre a ideia já gravada do outro músico, complementando com sensibilidade o diálogo entre os instrumentos” afirma Pingo.

O álbum conta, em suas 12 faixas, com a participação especial do experiente e internacionalmente reconhecido percussionista baiano, radicado no Rio de Janeiro, Marco Lobo, artista que acompanha a primeira linha da MPB, como Milton Nascimento entre outros. O guitarrista e arranjador Lu de Sousa fez a concepção harmônica do disco com referência nas bases de violão do artista Pingo e deu seu toque de timbres.

O baixista Edson Sancho, que toca com o artista Waldonys, assina os 12 baixos de “Além do Tempo Normal”. Mimi Rocha (cordas) e Marcos Vinnie (teclados) preenchem cada um em 6 faixas, detalhes nos arranjos.

O grande acordeonista Zé do Norte dá um sotaque especial ao álbum em mais da metade das faixas, executando o instrumento com maestria em linhas melódicas. O baterista Pantico Rocha, que toca com o artista Lenine, reforça com sua bateria em 3 faixas do álbum.

O trabalho conta ainda com produção executiva de Arnóbio Santiago, sua capa é do premiado fotógrafo italiano Roberto Franchi, o desenho da contracapa da paulista Carla Massa e arte gráfica do gaúcho radicado em Fortaleza Larri Pereira.

“Jamais imaginei que ia fazer um álbum nesse tempo com tantos músicos tocando juntos. Em algumas faixas são 7, não me lembro de ter feito um disco assim, excetuando o que fiz com orquestra. Gostei muito do resultado, surpreendente final, pois ninguém tocou fisicamente junto, mas prevaleceu o diálogo musical” afirma Pingo.

O LANÇAMENTO VIRTUAL

A partir do dia 06 de setembro, “Além do Tempo Normal” poderá ser enviado individualmente aos interessados (o álbum completo e faixas individuais das canções, além da capa e encarte em PDF) via E-mail, WhatsApp e YouTube (link privado).

Para solicitar o álbum, os interessados deverão entrar em contato nos números telefone/whatsapp (085) 999877321 e (085) 999110941, tendo o custo de R$ 30,00, utilizando-se do PIX 20962495387 (CPF).

O LANÇAMENTO FÍSICO

O álbum “Além do Tempo Normal” será lançado fisicamente com show, dia 25 de setembro (sábado), às 18 horas, no espaço Cantinho do Frango, em Fortaleza ( Couvert R$ 20,00) e posteriormente em outros espaços, como no Theatro José de Alencar, dia 17 de outubro.

SÍNTESE

O álbum “Além do Tempo Normal” é uma afirmação da vida e do valor da arte e da música nesse tempo de múltiplos questionamentos e desafios individuais e coletivos.

Suas canções revelam o cotidiano simples de um artista em busca de sua sobrevivência diária em vários aspectos e suas relações afetivas com pessoas e lugares.

Algumas de suas canções nasceram a partir da experiência de Pingo de Fortaleza Solar em seu Ensaio Interativo, que acontece diariamente desde o início da pandemia em seu canal do FACEBOOK (que já passam de 450 edições).

Além do Tempo Normal anuncia que a partida da vida só acaba com o apito final…

Suyane Costa