Acesu compartilha expectativas para Páscoa 2022

Acesu compartilha expectativas para Páscoa 2022

A Páscoa, que neste ano será comemorada no dia 17 de abril, já ocupa as gôndolas dos supermercados cearenses com seus produtos típicos. A expectativa do setor supermercadista é cautelosa, embora projete alta no faturamento em relação aos últimos dois anos. 

As estratégias dos supermercados do Ceará para a Páscoa 2022 incluem diálogo permanente com fornecedores, compra antecipada de produtos para construção de estoque e possibilidade de realização de promoções. 

“Nos últimos cinco anos, temos observado uma queda na venda de ovos de Páscoa, mantendo-se, no entanto, por conta do apelo da venda para crianças. Então, os nossos esforços se concentram em novidades, lançamentos, outros itens de consumo como o chocolate em barra, as caixas e produtos para ceia, como pescados e vinhos”, comenta Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Segundo a Acesu, a inflação de alguns produtos da cesta de Páscoa pode ultrapassar 20%. Isso afeta diretamente o comportamento do consumidor e obriga os pontos de vendas a adotarem novas estratégias para garantir faturamento.

“O cliente está muito cauteloso, buscando vir mais vezes ao supermercado, comparando preços. Esperamos um ticket médio estável com relação ao ano passado, mas, com tantos reajustes, isso vai ser diluído em várias pequenas compras, e deve ser acompanhado até por uma redução na quantidade de produtos comprados”, revela o presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro.

Ainda assim, o setor está animado para ganhos melhores do que em 2021, conforme o presidente da Acesu. A projeção de contratações temporárias no Ceará deve ficar na casa dos mil postos de trabalho. 

Suyane Costa