Sindicato dos Médicos lança 6º episódio do podcast “Laudo Med”

Sindicato dos Médicos lança 6º episódio do podcast “Laudo Med”

O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, na última semana, o 6º episódio do Laudo Med, podcast para debate de temas relevantes envolvendo a medicina com impacto direto na rotina dos médicos, famílias e sociedade cearense. Com participação da coordenadora do departamento jurídico da entidade, Dra. Thaís Timbó, o novo episódio discute a importância da educação permanente e a atualização profissional para os médicos servidores municipais de Fortaleza do Programa Saúde da Família (PSF).

“Servidores municipais de nível superior, que são os médicos, enfermeiros e odontólogos são contemplados com a educação permanente, conforme prevista na Política Nacional de Atenção Básica (Pnab). Esses profissionais possuem uma carga horária de 40 horas, sendo 32 horas assistenciais à população e 08 horas semanais para educação permanente. Ou 20 horas, sendo 16 horas assistenciais e 4 horas para educação permanente”, explica Thaís. Neste ano, no dia 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza apresentou para os representantes sindicais dos médicos, odontólogos, enfermeiros e demais categorias dos servidores de nível médio da rede de atenção primária, uma nova proposta de educação permanente. Conforme o texto apresentado pela secretária da Saúde, Ana Estela, o tempo destinado à educação permanente para os servidores de 40 horas, passaria a ser de 8 horas mensais, sendo 4 horas a cada 15 dias, e para servidores de 20 horas, seriam 4 horas mensais, sendo 2 horas a cada 15 dias. A proposta, no entanto, não foi aceita pelas categorias. De acordo com a Dra. Thais, a nova proposta é prejudicial, uma vez que os profissionais que lidam com a atenção básica precisam estar em constante atualização. 

No dia 11 de abril, os representantes dos sindicatos da saúde estiveram reunidos, na sede do Sindicato dos Médicos, para a construção de uma minuta de atualização profissional para os servidores municipais de Fortaleza da rede de atenção primária. A proposta, elaborada em conjunto com os sindicatos, estabelece que a educação permanente dos servidores municipais de Fortaleza ocorra dentro das 32 horas assistenciais e as 08 horas sejam dedicadas à atualização profissional. A minuta atende os anseios das categorias que não aceitam a redução da carga horária dedicada à educação permanente. “É importante salientar que a qualificação do profissional vai retornar para o trabalho deles nas Unidades de Saúde”, finaliza Thaís.

O episódio do Laudo Med está disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Deezer. Confira em:  https://linktr.ee/Sindicatodosmedicosdoceara

Sobre o Sindicato dos Médicos do Ceará
Fundado em 1941, o Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, está pautado por atribuições como: reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo; solução de problemas relacionados com a categoria; zelar pelo cumprimento da legislação, acordos, convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais instrumentos que assegurem direitos à categoria.

Suyane Costa