Projeto Sesc Ler completa 20 anos de atividades educacionais no Ceará

Projeto Sesc Ler completa 20 anos de atividades educacionais no Ceará

Sob o conceito abrangente de educação, o Sesc Ler está presente nos municípios de Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante 

Com uma proposta educativa integradora consolidada, o Sesc Ceará celebra este ano, 20 anos de implementação do projeto Sesc Ler no Estado, presente nos municípios de Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante. Para homenagear a história de sucesso dos Centros Educacionais, a Instituição realiza uma cerimônia de aniversário nesta quarta-feira (18), às 19h, na quadra esportiva do Sesc Ler Quixeramobim. O evento irá contar com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, diretores e colaboradores da Instituição e autoridades locais.  

Instaurado no Brasil em 1999, pelo Departamento Nacional do Sesc, o Sesc Ler teve início no Ceará entre o ano de 2001 e 2002 com a aplicação de modelos de educação para alfabetização de Jovens e Adultos de forma gratuita, juntamente com a promoção de atividades do Sesc nas áreas de cultura, esporte, lazer e saúde. No total, o Sesc Ler conta com uma média histórica de mais de 70 mil pessoas atendidas no Ceará nesses 20 anos. 

“Os Centros Educacionais nasceram com o propósito de alinhar um trabalho de excelência pedagógica com a programação interdisciplinar do Sesc para a formação ética e cidadã de forma integrada. Tudo isso pensado de acordo com a realidade sociocultural de cada aluno e a comunidade em que está inserido”, afirma Leni Oliveira, Gerente de Educação do Sesc Ceará.  

Cada uma das unidades instaladas nos municípios cearenses faz parte de um modelo padrão composto por três salas de aula, sala multi eventos, bibliotecas, sala de leitura, cozinha, refeitório e campo de futebol, quadra coberta, dentre outros. Sob o conceito abrangente de Educação, o Sesc Ler promove educação por inteiro, chegando a toda a sociedade por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc.  

Inserido nesse trabalho também acontece o Projeto Criar Sesc, dando condições para que a criança desenvolva hábitos, atitudes de cidadania e habilidades para aprimorar a capacidade de ler, interpretar, para poder opinar, criticar, interagir e etc; o Futsal Sesc e Sesc Ativo, que oferecem atividades esportivas de qualidade e gratuita como futsal e karatê, proporcionado acesso ao esporte para alunos de escolas públicas e de perfil baixa renda; além de alcançar jovens, adultos e idosos através da EJA. 

Dentro do contexto educacional são ofertadas atividades de nutrição nas ações de EJA e Criar Sesc que fazem a diferença na vida dos educandos, a partir da oferta de refeições e lanches para os alunos de forma gratuita, acompanhada pelo serviço de nutrição do Sesc Ceará.  

Os Centros Educacionais desenvolvem estratégias de educação numa perspectiva ampla, que comporta a diversidade de projetos voltados para a cidadania, trabalho, saúde, meio ambiente, comunicação, cultura, qualificação profissional, maximizando o potencial do Projeto Sesc Ler. 

“Atento às necessidades da sociedade, o Sesc cumpre o seu papel social tendo a educação como pilar para possibilitar a transformação de vidas. Participei da implementação das unidades do Sesc Ler no Ceará e é com grande felicidade que vejo essa trajetória de sucesso na comemoração dos 20 anos. Um legado que contribui para minimizar o déficit educacional em diferentes regiões do Estado, ampliando o acesso não só ao ensino, mas também à programação esportiva, artística e cultural, ao atendimento à saúde, à qualificação profissional e à formação de cidadania”, pontua Luiz Gastão. 

Serviço 
Sesc Ler 20 anos 
Data: 18/05, às 19h 
Local: Quadra esportiva – Sesc Ler Quixeramobim (R. 14 de Agosto, s/n – Centro, Quixeramobim) 
Apresentação musical: Azanias Henrique 

Suyane Costa