Pão de Açúcar valoriza pequenos produtores em Semana do Meio Ambiente com degustação na loja Aguanambi
Rede ainda lança campanha “Felicidade Pode Ser Mudar com o Mundo”, que ressalta suas iniciativas de sustentabilidade e convida os consumidores a contribuírem com boas práticas
O Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, celebrado no dia 05 de junho por milhões de pessoas em todo o mundo. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a data trará o tema “Uma Só Terra” em 2022, em campanha que defende a mudança ambiental transformadora em escala global. Este ano, o Pão de Açúcar também fala de mudança em sua campanha, “Felicidade Pode Ser Mudar com o Mundo”, destacando que precisamos construir juntos o futuro que queremos, com menos impactos negativos e mais impactos positivos. Para isso, a rede vai lançar conteúdos e uma ação em lojas selecionadas estimulando os clientes a fazerem escolhas sustentáveis no dia a dia, com destaque para a valorização de pequenos produtores.
Uma das principais iniciativas do dia é a degustação de produtos fornecidos pela startup cearense “Muda Meu Mundo”, na loja Aguanambi, em Fortaleza. Parceira do Pão de Açúcar desde 2021, a startup conecta pequenos agricultores à rede para a venda direta de seus produtos. Além dos produtos serem livres de agrotóxicos, há uma preocupação com questões ambientais, sociais e econômicas: a startup também fornece orientação quanto à preservação das áreas de vegetação nativa, a utilização de água, redução de CO2 no transporte, qualidade no trato dos animais, entre outros e também acompanha temas relacionados à saúde da família, equidade de gênero e crianças na escola. Com essa parceria, 28 famílias estão comercializando diretamente com o Pão de Açúcar em mais de 533 hectares de cultivo.
A rede convida ainda Alessandra Karla da Silva, coordenadora de negócios sustentáveis da CoopCerrado, uma das parceiras do programa exclusivo do Pão de Açúcar “Caras do Brasil”, que tem foco nos pequenos fornecedores de produtos e incentiva o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar sustentável há mais de 20 anos, para o podcast “Lugar de Escuta”. O canal de conteúdo por áudio foi especialmente desenvolvido pelo Pão de Açúcar como um espaço para ampliar a conscientização e conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular, bem-estar animal, mudanças climáticas, desperdício e outros assuntos contemporâneos em discussão pela sociedade. Conheça aqui.
“Há anos o Pão tem em seus pilares a proposta de ser uma marca que busca ter a sustentabilidade na prática, estimulando o público interno e externo a começarem uma mudança de hábitos em prol de um futuro melhor. Acompanhamos uma tendência de procura por produtos mais saudáveis e sustentáveis pelos nossos clientes, o que demonstra uma busca por um consumo mais consciente. O Dia do Meio Ambiente deve ser uma data de reflexão, e também de ação, por isso queremos incentivar essas atitudes e escolhas dos nossos consumidores, além de, em conjunto, promovermos outras iniciativas em prol de um futuro mais sustentável”, conta Cleia Marquardt, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar.
Em vídeo que será publicado nas redes sociais, assinado pela BETC Havas, o Pão de Açúcar ressalta escolhas que os consumidores podem fazer para mudar com o mundo, como usar as sacolas retornáveis, escolher comprar ovos de galinhas livres de gaiolas, comprar produtos orgânicos e separar resíduos recicláveis. Ainda, as lojas da rede disponibilizam incentivos e opções para os clientes, como desconto de 20% na categoria de orgânicos às quartas e quintas-feiras e as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever em 100 lojas. “O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como estratégia e não é de hoje. Na história da marca, fomos pioneiros do grande varejo alimentar brasileiro em diferentes frentes, como trazer produtos orgânicos para as gôndolas há mais de 20 anos”, complementa Cleia.
Conheça algumas iniciativas do Pão de Açúcar para incentivar o tema:
Frutas, legumes e verduras orgânicos com desconto
Todas as lojas Pão de Açúcar contam com um espaço dedicado para produtos orgânicos e oferecem uma promoção especial de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos, que chegam a ter até 20% de desconto. O intuito é estimular o consumo de uma alimentação cada vez mais saudável, uma prática pioneira da rede de supermercados que há 20 anos incluiu produtos orgânicos no varejo nacional.
Substituição de plástico nas bandejas de Marcas Exclusivas
O Pão de Açúcar vem substituindo algumas de suas embalagens para opções mais sustentáveis, como é o caso das bandejas de isopor do hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá, por um material 100% biodegradável. A bandeja foi desenvolvida a partir de uma tecnologia que utiliza caixas de celulose e amido. Elas são 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos. Dessa forma, ao ser descartada, a embalagem leva até seis meses para ser totalmente decomposta.
Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever
Desde 2001, a rede conta com as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, desenvolvidas e implementadas em parceria entre as duas marcas, que recebem diariamente materiais recicláveis como alumínio, papel, plástico, vidro e óleo de cozinha descartados pelos clientes. São, ao todo, 100 Estações em operação distribuídas em 20 cidades do Brasil, sendo 8 delas localizadas em Fortaleza nas lojas Fátima, Náutico, São João, Julio Ventura, Cocó, Virgílio Távora, Buena Vista e São Gerardo. São coletadas, em média, 22 toneladas de resíduos por mês no estado.
Logística reversa de vidro
Entre outras iniciativas do Pão de Açúcar, está a ação de logística reversa de vidro em parceria com a Ambev e a startup Green Mining, que realiza a coleta de garrafas e embalagens de vidro em lojas Minuto Pão de Açúcar.
Serviço – Degustação mamão Muda Meu Mundo
Data: 5 de junho
Horário: 17h às 20h
Como participar: a degustação é gratuita e aberta ao público. As amostras do produto serão oferecidas por uma produtora na unidade participante
Loja participante: Aguanambi
Endereço: Avenida Aguanambi, 1393
Sobre o Pão de Açúcar
Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (180 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 100 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.