Trabalhadores em condomínios somam cerca de 40 mil postos no Ceará

Trabalhadores em condomínios somam cerca de 40 mil postos no Ceará

De acordo com estimativa da Associação das Empresas Administradoras de Condomínios do Ceará (Adconce) e do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), existem hoje no Estado cerca de 40 mil trabalhadores em condomínios. O número é relevante e, mais ainda, a tarefa diária desses profissionais: cuidar da segurança e do bem-estar de moradores e frequentadores de condomínios residenciais e comerciais.

“A capacitação e o treinamento são condições indispensáveis para todas as profissões, e quando se trata dos funcionários de condomínio, isso ganha dimensão maior, porque eles lidam todos os dias com muitas famílias e pessoas das mais diversas faixas etárias. São funções estratégicas e de confiança”, comenta Marcus Melo, presidente da Adconce.  

Desde responsáveis pela limpeza e conservação, passando pela manutenção e portaria, todas as funções são relevantes para o dia a dia dos moradores e frequentadores dos condomínios e a qualidade da sua atuação precisa acompanhar esse contexto.

“O perfeito funcionamento de um empreendimento, em todos os seus setores, está intrinsecamente ligado à qualificação da mão de obra contratada. Todas as áreas necessitam de mão de obra qualificada e atenção especial, no entanto, destacamos a portaria, por ser o cartão de visita do condomínio”, destaca Marcos Melo.

Os integrantes do setor apontam mudanças na contratação dos profissionais: antes era comum que as empresas pedissem experiência; hoje, após o processo seletivo feito pelo RH, essas pessoas são qualificadas e treinadas pela própria empresa. Para o presidente da Adconce, a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários começa na postura pessoal.  

“Boa aparência, tratamento cortês e conhecimento adequado sobre a função a ser desempenhada são essenciais para o bom funcionamento do condomínio. Isso pode ser notado desde a maneira como o funcionário atende um telefonema até como ele se esforça para resolver uma solicitação de um morador”, exemplifica.

E para cumprir esses requisitos, os programas de treinamento trazem subsídios e fundamentos básicos, que devem ser exercidos no cotidiano. “Qualidades como simpatia, expressividade e noções de antecipação de riscos, que podem ser cada vez mais aprimoradas, são diferenciais na execução das tarefas de um funcionário de condomínio”, finaliza Marcus Melo.

Suyane Costa