Trabalhadores em condomínios somam cerca de 40 mil postos no Ceará
De acordo com estimativa da Associação das Empresas Administradoras de Condomínios do Ceará (Adconce) e do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), existem hoje no Estado cerca de 40 mil trabalhadores em condomínios. O número é relevante e, mais ainda, a tarefa diária desses profissionais: cuidar da segurança e do bem-estar de moradores e frequentadores de condomínios residenciais e comerciais.
“A capacitação e o treinamento são condições indispensáveis para todas as profissões, e quando se trata dos funcionários de condomínio, isso ganha dimensão maior, porque eles lidam todos os dias com muitas famílias e pessoas das mais diversas faixas etárias. São funções estratégicas e de confiança”, comenta Marcus Melo, presidente da Adconce.
Desde responsáveis pela limpeza e conservação, passando pela manutenção e portaria, todas as funções são relevantes para o dia a dia dos moradores e frequentadores dos condomínios e a qualidade da sua atuação precisa acompanhar esse contexto.
“O perfeito funcionamento de um empreendimento, em todos os seus setores, está intrinsecamente ligado à qualificação da mão de obra contratada. Todas as áreas necessitam de mão de obra qualificada e atenção especial, no entanto, destacamos a portaria, por ser o cartão de visita do condomínio”, destaca Marcos Melo.
Os integrantes do setor apontam mudanças na contratação dos profissionais: antes era comum que as empresas pedissem experiência; hoje, após o processo seletivo feito pelo RH, essas pessoas são qualificadas e treinadas pela própria empresa. Para o presidente da Adconce, a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários começa na postura pessoal.
“Boa aparência, tratamento cortês e conhecimento adequado sobre a função a ser desempenhada são essenciais para o bom funcionamento do condomínio. Isso pode ser notado desde a maneira como o funcionário atende um telefonema até como ele se esforça para resolver uma solicitação de um morador”, exemplifica.
E para cumprir esses requisitos, os programas de treinamento trazem subsídios e fundamentos básicos, que devem ser exercidos no cotidiano. “Qualidades como simpatia, expressividade e noções de antecipação de riscos, que podem ser cada vez mais aprimoradas, são diferenciais na execução das tarefas de um funcionário de condomínio”, finaliza Marcus Melo.