Projeto “Baú de Leitura – Territórios” disponibiliza mais de 4 mil livros em comunidades tradicionais e bibliotecas comunitárias no Ceará
Em junho, a iniciativa continua a atender comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, terreiro de religião de matriz africana, assentamentos rurais, ciganos e ribeirinhos
Estimular a busca por conhecimento através da leitura e mostrar que o hábito de ler também pode ser uma forma de entretenimento e lazer são objetivos que guiam o trabalho realizado pelo projeto Baú de Leitura há 17 anos. Em 2022, o Baú de Leitura – Territórios se propõe a entregar 4 mil e duzentos livros e mobiliário como mesas, cadeiras e estantes para atender crianças, jovens e suas famílias de 10 comunidades e territórios originais no Ceará, além de acervo em braile para espaços de leitura.
O projeto Baú de Leitura – Territórios tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com agradecimento à Enel e a realização da ONG Casa do Conto.
Neste ano, a iniciativa atende comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, terreiro de religião de matriz africana, assentamentos rurais, ciganos e ribeirinhos. Com foco na promoção da inclusão social através da leitura para territórios tradicionais, o projeto fomenta o surgimento de novas bibliotecas comunitárias com acervo e mobiliário completo para os espaços de leitura.
Em maio, foram beneficiadas as comunidades da Associação Comunitária dos Produtores do Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara, do Instituto Cigano do Brasil, em Pindoretama, da Associação dos Remanescentes do Quilombo dos Caetanos em Capuan e da Escola Indígena da Ponte (Tapebas), na Caucaia.
O projeto ainda realizará a doação de dois kits de livros em braille, com 100 exemplares cada, para bibliotecas com atendimento especializado para cegos. A ação conta com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará.
Cada baú possui cerca de 400 livros, com títulos voltados para todos os gostos e idades de obras da literatura brasileira e estrangeira. Dessa forma, busca atender a pluralidade de perfis e a pensar a comunidade como um todo, ampliando seu repertório e incentivando a reflexão e o pensamento crítico.
Criado em 2005, o projeto Baú de Leitura busca democratizar o acesso ao livro e à leitura, pensando não apenas na doação dos exemplares, mas criando condições favoráveis para que as organizações sustentem suas ações de incentivo ao hábito de ler. Com a entrega de mais de 500 baús de livros em todo Ceará, diversos abrigos, orfanatos, bibliotecas comunitárias e escolas já foram contemplados pela iniciativa. Em 2020, mesmo durante a pandemia, o projeto Baú de Leitura na Praia continuou sua atuação e realizou ações nas praias do litoral de Fortaleza, como Poço da Draga e Pirambú.
SERVIÇO
Projeto Baú de Leitura – Territórios
Até 14 de junho
Instagram da ação: @casadoconto