“Somos Um” realiza o Desafio Impactar

“Somos Um” realiza o Desafio Impactar

Evento faz parte do programa de aceleração Trilha Impactar e conta com apoio de especialistas reconhecidos pelo mercado

A Somos Um – organização de apoio e fomento ao ecossistema de impacto social – realizou, no último sábado (20), o Desafio Impactar, evento que visa o desenvolvimento das seis ideias de negócios sociais que fazem parte do 3º ciclo da Trilha Impactar – programa de aceleração de negócios sociais. Na ocasião, os representantes das instituições que participam da Trilha contaram com a mentoria de especialistas reconhecidos pelo mercado. O encontro aconteceu no espaço do Alphi Lab da Meireles & Freitas.

A terceira edição da Trilha Impactar está acelerando projetos de seis Organizações da Sociedade Civil (OSC) com potencial para resolver diferentes problemas socioambientais, ao mesmo tempo em que podem contribuir para a sustentabilidade financeira de suas organizações, repassando seus lucros. As instituições selecionadas recebem qualificação gratuita ao longo de nove meses para estruturar seus negócios.

O objetivo é que, ao final da Trilha, a primeira versão dos negócios sociais já esteja em funcionamento. Para isso, todas as equipes participam de oficinas, mentorias, atividades e recebem conteúdos, com frequência semanal, de forma virtual. O Desafio Impactar é um momento de acelerar ainda mais as ideias e começar a desenvolvê-las na prática.

“Quando criamos a Trilha Impactar, o objetivo era apoiar empreendedores sociais a saírem da ideia para chegarem no faturamento. Hoje, no ecossistema de impacto, existem muitas pessoas que apoiam alguns empreendedores sociais, mas a partir de uma etapa mais avançada, quando o negócio já está faturando, com uma estrutura mais robusta. A Somos Um decidiu atuar exatamente onde a gente acha que tem a maior carência para os empreendedores, que é acreditar na ideia desde o início. Por outro lado, a gente também existe para criar uma nova economia, mais justa e equilibrada para todos”, explica Ticiana Rolim, presidente da Somos Um.

Os projetos participantes do 3º ciclo de aceleração da Trilha Impactar são: Plataforma Giro (Associação O Semeador), Mãos que Cultivam a Natureza (Centro de Recuperação Mão Amiga), Nada de Fome (Edisca), Feito com Amor (Fundação Projeto Diferente), Criativas Ideias (Instituto Educa Mais Esporte) e Coworking da Beleza (Instituto Pensando Bem). Além do evento, toda a programação da Trilha Impactar é gratuita.

Para Darleny Moreira, da Fundação Projeto Diferente, o Desafio Impactar foi o despertar para novos mercados. “Saber que o nosso projeto não é só um sonho que ficará guardado num pedaço de papel nos traz muitas expectativas. Com ajuda da Trilha, estamos vendo que é algo possível e poderá transformar inúmeras vidas”, comemora.

Rafael de Oliveira, representante da Edisca, afirma estar ainda mais motivado após o Desafio Impactar. “Foi uma experiência única e enriquecedora. Estamos ansiosos para ver o projeto em funcionamento”, conclui.

“A gente compreende os desafios de sustentabilidade das organizações sociais. Com a Trilha Impactar, a gente deseja ajudá-las a ganharem seus próprios recursos para manter suas operações. Por outro lado, nós também trabalhamos para ajudar as empresas a gerarem impacto. A gente brinca dizendo que a gente vai ensinar as organizações sociais a ganharem dinheiro e ensinar as empresas a gerarem impacto. É uma mistura dos dois, que a gente chama de coração social e cabeça de negócio. Esse é o instrumento que a gente acredita que vai conseguir levar a pobreza para o museu”, completa a presidente da organização.

O programa é uma iniciativa da Somos Um, organização sem fins lucrativos que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios. Atuando desde 2017, a Somos Um tem o propósito de fomentar o ecossistema de impacto socioambiental positivo no estado do Ceará, por meio de quatro áreas de atuação: advocacy, conteúdo, educação e fomento à inovação.

Suyane Costa