Evento abre espaço para campanha pela Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade da Unesco
Pesquisadores, artistas e público em geral vão discutir, durante a 24ª Mostra Cariri de Culturas, ações formativas, incentivo às manifestações artístico-culturais desses territórios criativos
Um reforço à importância do patrimônio paleontológico do Cariri, não somente para seus habitantes, mas também para todo o mundo, deverá ser mais um legado da 24ª Mostra Cariri de Culturas, uma realização do Sesc Ceará. Além de promover a difusão das tradições e das artes, o encontro vai dar vazão à campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, iniciativa iniciada pelo Sesc em 2019.
Berço de diversas manifestações culturais do país, a região do Cariri transborda arte e memória, sendo um lugar onde a ancestralidade se expande e se conserva. Durante a programação da Mostra será realizada a 3ª edição do Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, tendo como tema a Riqueza paleontológica da bacia geológica do Araripe. Os encontros acontecerão nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Geopark Araripe. Entre os participantes, estão os professores e pesquisadores Allysson Pinheiro, Edenilce Batista, Eduardo Guimarães e Patrício Melo.
De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a localização geográfica tem forte influência nesse contexto, já que o Cariri cearense está localizado no entorno da bacia sedimentar da Chapada do Araripe, congregando quatro estados da federação brasileira, Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba.
“A Mostra Cariri de Culturas é a celebração cultural de um território geológico e seus valores científicos, saberes e fazeres artísticos, que comungam com os valores excepcionais universais da chancela de patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Hoje, a Chapada do Araripe já ganhou a chancela estadual de primeira Paisagem Cultural do estado do Ceará e será apresentada à lista brasileira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ”, ressalta Alemberg, sobre a importância do evento no apoio a essa campanha.
Exigido pela Unesco para a candidatura de Paisagem Cultural, um dossiê que mapeou os patrimônios culturais, históricos e naturais da região do Cariri foi formulado em uma iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), Fundação Casa Grande, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Instituto Cultural do Cariri (ICC).
SERVIÇO
Campanha Chapada do Araripe
Quando: De 26 a 30/08
Programação no site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri de Culturas”, disponível para Android e iOS, e redes sociais.
24ª Mostra Cariri de Culturas
De 26 a 30 de agosto de 2022
Programação completa: Site https://www.mostracariri.com.br
*Programação sujeita a alteração