Com o setor em expansão, corretor de imóveis cresce no Brasil

Com o setor em expansão, corretor de imóveis cresce no Brasil

No próximo sábado (27) é comemorado o dia nacional do corretor de imóveis, profissão que tem crescido e se valorizado a cada dia. De acordo com os dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entre 2020 e 2021, a base de profissionais distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, expansão de 10,5%. O crescimento se deve ao aquecimento do setor imobiliário que conseguiu surfar positivamente nas quedas de juros durante a pandemia. Em 2021, mesmo com o cenário atual, o mercado imobiliário cresceu cerca de 26% em relação ao do ano anterior.

De acordo com pesquisa realizada pelo Cofeci, essa expansão da profissão trouxe uma consequente diversidade entre os profissionais corretores de imóveis no país. Novas mudanças marcam o setor, como o crescimento da participação feminina – o número de mulheres na profissão aumentou em 144% nos últimos dez anos –, o aumento da escolaridade entre os corretores, a tendência das novas tecnologias na profissão, o aumento da média salarial dentre outros aspectos.

Segundo o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Ceará (Sindimóveis/CE), existem, no Estado, cerca de 7,5 mil corretores, dos quais, 4,5 mil são credenciados pelo Creci/CE.

A MRV, do grupo MRV&CO, é uma das empresas que impactam esse mercado. No país, são aproximadamente três mil corretores autônomos credenciados. No Ceará, são 90 profissionais e estão abertas mais 30 vagas para o credenciamento de novos corretores autônomos,  contemplando profissionais que tenham Ensino Médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis. É fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio.

Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel.  Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado. Quem tiver interesse deve enviar currículo para o e-mail maithe.fernandes@mrv.com.br, colocando no assunto “Oportunidade corretor Fortaleza”.

Mudança de vida
Caetano Oliveira é o típico profissional experiente, focado no crescimento pessoal e, principalmente, das famílias que o procuram para adquirir um imóvel próprio. Da vida militar à gestão de recursos humanos, numa multinacional do setor têxtil, a trajetória dele ganhou novos contornos em 2021, ao entrar no mercado imobiliário e ao se credenciar à MRV como corretor autônomo. Seu desempenho atual é nada menos do que Gold (classificação trimestral de acordo com o desempenho dos corretores parceiros ).

“Estou construindo minha carreira como corretor autônomo. Trabalho forte, estudando os produtos e o funcionamento do mercado imobiliário. Isso faz uma grande diferença nos meus resultados. Principalmente por que recebo, desde que comecei a trabalhar como autônomo na MRV, suporte profissional e educacional para meu avanço pessoal”, revela Caetano.

Segundo o ex-militar e ex-gestor de RH, a carreira de corretor tem características próprias, que vão da definição do próprio horário de trabalho às metas de crescimento profissional, numa evolução constante. Essa dinâmica leva o profissional a desafios enriquecedores.

“Hoje sou coach, treinando os corretores autônomos que acabaram de se credenciar à MRV, o que para mim faz grande diferença, afinal, gosto de treinar pessoas e de estar com elas. É possível que seja por isso que eu tenha vindo para área imobiliária, diante de minhas experiências anteriores. Estou fazendo o que gosto”, comemora.

Possibilidade de crescimento
A construtora oferece ainda aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados, ferramentas para auxiliar durante a venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.

Outra vantagem é a participação no “MRV Mais”, iniciativa que concede aos corretores autônomos cadastrados no programa ganhos extras, calculados com base no total das vendas realizadas, descontos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais, reembolso da anuidade do CRECI, Gympass, dentre outros benefícios.

Suyane Costa