Fortaleza recebe mostra de arte itinerante da 34ª Bienal de São Paulo

Fortaleza recebe mostra de arte itinerante da 34ª Bienal de São Paulo

Exposição gratuita estará aberta até 04 de dezembro no Espaço Cultural Unifor

Fortaleza está recebendo o Programa de mostras itinerantes da 34ª Bienal de São Paulo. Percorrendo 11 cidades do Brasil e do mundo, seleções das obras de arte que estiveram na grande mostra paulistana são expostas, agora, no Espaço Cultural Unifor, até o dia 04 de dezembro , fruto da parceria entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação Edson Queiroz. Aberta de terça a sexta-feira, das 09h às 19h; e de sábado e domingo, das 10h às 18h, a visitação tem entrada gratuita.

Sob o título Faz escuro mas eu canto, a 34ª Bienal de São Paulo traz trabalhos artísticos com uma temática que explora a urgência dos desafios da vida contemporânea e chama a atenção para a necessidade da arte como um campo de resistência, ruptura e transformação. Na capital cearense, o recorte é organizado a partir de três enunciados: “Cantos Tikmũ’ũn”, “A imagem gravada de Coatlicue” e “Hiroshima mon amour de Alain Resnais”.

“Os cantos Tikmũ’ũn” apresentam a cultura do povo indígena de regiões situadas entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos do seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. Em outro enunciado, resgata-se a história do filme Hiroshima mon amour, um clássico dirigido por Alain Resnais em 1959, que traz uma personagem que revela o que encontrou em Hiroshima mais de uma década depois do bombardeio que vitimou mais de 160 mil pessoas. O terceiro enunciado da exposição propõe reflexões a partir da lenda da imagem gravada de Coatlicue, deusa da mitologia asteca e padroeira da vida e da morte. Sua imagem, de 24 toneladas e 2,5 metros de altura, foi descoberta em 1790 por um grupo de trabalhadores que fazia escavações na Praça Central da Cidade do México. Com medo do poder que a estátua poderia exercer, autoridades do período resolveram enterrá-la novamente. Para obter mais informações sobre os enunciados, acesse: http://34.bienal.org.br/enunciados.

Serviço:
34ª Bienal Itinerante – Fortaleza (CE)
06 de setembro a 4 de dezembro
Fundação Edson Queiroz – Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
Terça-feira a sexta-feira, das 09h às 19h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Suyane Costa