Natura celebra Dia da Consultora e do Consultor de Beleza e comemora mais de 1 milhão de profissionais no Brasil

Natura celebra Dia da Consultora e do Consultor de Beleza e comemora mais de 1 milhão de profissionais no Brasil

Marca reforça a importância da venda por relações como diferencial e destaca o protagonismo da rede de profissionais no centro das transformações do negócio

Nesta quinta-feira (22), é celebrado o Dia da Consultora e do Consultor de Beleza Natura, data simbólica para a marca que possui mais de 1.2 milhão de profissionais distribuídas em todas as cidades do Brasil. Com o slogan “A Natura é mais bonita com você”, a marca homenageia sua rede, relembra seus principais projetos e reforça a importância da venda por relações na trajetória da empresa.

“Celebrar o Dia da Consultora e do Consultor de Beleza Natura é um orgulho imenso para nós. A venda por relações é o principal diferencial do nosso negócio e enxergamos a atividade como uma arena de transformação pessoal e profissional, além de uma importante fonte de renda para milhões de famílias” conta Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil. “Segundo o IP&L (Integrated Profit & Loss), ferramenta estratégica para tomada de decisão que mensura, em valores monetários, os impactos ambientais, sociais e humanos do negócio, quando essas profissionais se desenvolvem e alcançam os níveis mais altos do nosso modelo comercial, elas podem gerar ganhos que ultrapassam o parâmetro de renda digna. Na leitura de 2021, o IP&L identificou que a atividade de consultoria de beleza gerou um impacto humano positivo no valor de R$ 8,7 bilhões, considerando consultoras com maior nível de relacionamento com a Natura”, reflete o executivo.

Atualmente, cerca de 94% das profissionais da rede de Consultoras de Beleza Natura são mulheres, com destaque para a faixa de 40 anos, onde mais de 80% possuem filhos. Deste 1974, quando adotou o modelo de negócios a partir da venda por relações, a Natura vem investindo para aprimorar o seu modelo de negócios de forma a oferecer um ecossistema que represente uma oportunidade de empreendedorismo acessível, gerando oportunidades de desenvolvimento pessoal dentro de 3 pilares: prosperidade, pertencimento e propósito. Com isso, além das oportunidades de negócios, a empresa também oferece diversos benefícios (inclusão financeira, educação, saúde, entre outros) e programas sociais.

Um dos pilares importantes é a geração de impacto social positivo por meio do desenvolvimento e empoderamento das suas profissionais como agentes de transformação. Em 2004, por exemplo, a marca lançou o Movimento Natura, iniciativa pautada nas necessidades da rede de Consultoras e suas comunidades, que hoje possui um moderno portfólio de benefícios e programas sociais em educação, saúde, transferência de renda em situação de vulnerabilidade econômica, ações afirmativas e educativas em diversidade, enfrentamento à violência contra a mulher e um programa que forma Consultoras como líderes comunitárias, além das ações de mobilização.

Uma das importantes iniciativas do Movimento Natura é a mensuração do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores Natura (IDH-CN), o primeiro indicador de desenvolvimento corporativo criado no mundo. Desenvolvido em 2014 em parceria com o economista Flávio Comim, ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o índice mede as condições de vida das profissionais nas dimensões saúde, conhecimento e trabalho e, a partir dos resultados, contribuí na definição das estratégias de impacto social e assegura que a atividade de consultoria implica em melhoria da qualidade de vida. “Com os resultados do estudo, foram mais de R$ 31,5 milhões investidos na educação da rede e 14 mil Consultoras apoiadas por algum serviço de saúde – como consultas médicas e exames, nos últimos 6 anos. Os últimos dados, coletados entre 2021 e 2022, mostram que, como Consultora de Beleza Natura por um ano, o IDH da profissional aumenta cerca de 2,5%”, conta Agenor Leão.

A rede também destaca o Programa Acolher, criado em 2010 como uma premiação que reconhece projetos sociais das Consultoras e que, a partir de 2019, tornou-se um programa que forma Consultoras como líderes comunitárias. Durante a pandemia do Covid-19, esta frente seguiu promovendo diferentes iniciativas como a Central de Apoio Social Natura, canal de assistência social disponível 24 horas por dia, tendo mais de 10 mil profissionais apoiadas e R$ 2,5 milhões de renda transferida.

Para contribuir com o desenvolvimento em educação também foi criado o “Crer para ver”. Desde 1995, surgiu como a primeira linha de produtos não cosméticos da marca, 100% dos recursos arrecadados na venda dos produtos são destinados a iniciativas voltadas para a educação pública no Brasil e para a educação das Consultoras de Beleza e familiares. Em 2016, após uma das primeiras leituras de IDH-CN, a marca criou um compromisso de educação da rede de Consultoras. Deste então, mais de 510 mil Consultoras e Consultores de Beleza já passaram por alguma oportunidade de educação por meio do Instituto Natura, área responsável por ampliar os investimentos da marca em educação.  

Para Agenor, essas ações adotadas ao longo dos anos reforçam a importância das Consultoras no desenvolvimento da marca e das comunidades no País. “Somos uma empresa construída por meio da venda por relações, onde colocamos a Consultora no centro do nosso negócio. Entendemos que, por meio do apoio social, do empreendedorismo e da valorização da rede, assim como a aceleração digital, podemos aprimorar e contribuir ainda mais para a vida dessas milhares de profissionais”, afirmou o executivo.

“Ser uma Consultora de Beleza Natura é desafiador: somos mães, donas de casa, profissionais, esposas e Consultoras. Mas quando o cliente chama e pede um produto ou aquele presentinho de última hora, nós sempre estamos prontas para sair com a sacola cheia para fazer a entrega e levar autoestima para todos. Iniciei a atividade com o objetivo de ter uma renda extra e não consegui parar mais. Somos muito vencedoras e temos um orgulho imenso disso”, conta Juliana Lopes, Consultora de Beleza Natura há 4 anos.

A venda por relações na era da digitalização
Desde há alguns anos, a Natura vem investindo na digitalização da atividade de consultoria e tem sido pioneira em oferecer para as consultoras ferramentas e serviços digitais que permitem a Consultora, por exemplo, operar a sua própria loja on-line ou disseminar conteúdo relevante e de qualidade através das suas redes sociais. Estas evoluções, permitiram que na pandemia elas seguissem operando os seus negócios com alto nível de segurança e produtividade, permitindo que essas profissionais ampliem a sua atividade para diferentes públicos, através de um negócio que junta o melhor do digital com a força das relações.

Além de ferramentas de vendas no online, muitos treinamentos estão à disposição para que a rede esteja cada vez mais preparada para esse novo momento do mercado. Mais de 385 mil pessoas já concluíram a trilha de desenvolvimento digital “Produção de Conteúdo para Redes Sociais” e foram registradas 815 mil conclusões no treinamento “Seja Uma Consultora Influenciadora”.

Neste ano, através da campanha “A Natura é mais bonita com você”, a marca contará com ativações em canais digitais para reforçar a importância dessas profissionais para a empresa e para os clientes. A celebração também esteve presente em uma ação no último domingo (18) no Domingão com Huck, onde, em rede nacional, foi reconhecida a força da venda por relações por meio do exemplo do elo entre uma Consultora de Beleza e o seu primeiro cliente – toda a plateia foi presenteada com produtos da marca.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Suyane Costa