32º Cine Ceará exibe no Dia das Crianças o filme “Pluft, o fantasminha”
O longa infantil faz parte da Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e terá na plateia crianças, adolescentes e jovens de cinco instituições sociais. O acesso é gratuito e aberto ao público
Nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, o 32º Cine Ceará exibe no Cineteatro São Luiz, o longa-metragem “Pluft, o fantasminha”, adaptação de um clássico da literatura infantil de autoria de Maria Clara Machado. São duas sessões, 9h30 e 14h30, ambas com a presença do ator Nicolas Cruz, que interpreta o fantasminha Pluft. Lançado em julho deste ano nos cinemas, o filme tem direção de Rosane Svartman.
O filme faz parte da Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, sessão dedicada a crianças, adolescentes e jovens assistidas por instituições sociais. As sessões contarão com mais de 600 pessoas assistidas por sete instituições. São cinco entidades apoiadas pela Enel (Usina de Sonhos Espaço Musical – USEM, Equista – Sonhando a Galope, Esporte sem Limites, Atitude Atleta e Artesanato em Rede), uma ONG apoiada pela Aço Cearense (Ônix Fênix Educarte) e do Serviço Social da Indústria – SESI. O Cineteatro São Luiz tem capacidade para 1.050 pessoas na plateia. Havendo disponibilidade o acesso é liberado ao público em geral.
O festival é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil. Hotel Oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio Master: Itaú Unibanco. Patrocínio VIP: Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: SP Combustíveis, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza. Agradecimento: Enel.
FILME “PLUFT, O FANTASMINHA”
A diretora Rosane Svartman transpõe para a telona uma das obras mais icônicas da dramaturgia brasileira para o público infantil. Tendo estreado em 1955 no teatro, com direção da própria autora, a história do fantasminha teve uma primeira versão para cinema em 1961, dirigida por Romain Lesage, e em 1975 ganhou uma adaptação para TV, ambas com Dirce Migliacio no papel de Pluft. O novo filme tem no elenco, além de Nicolas Cruz (fantasminha Pluft), nomes como Juliano Cazarré (pirata Perna-de-Pau), Fabíula Nascimento (Mãe Fantasma), Arthur Aguiar (marinheiro Sebastião) e Lolla Belli (Maribel).
MOSTRA O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE – Pluft, o Fantasminha:
Dia 12/10, às 09h30 e às 14h30, no Cineteatro São Luiz.
Sinopse: Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasminha que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo Pluft e sua família fantasma.