Dê uma chance aos Donuts; sobremesa americana conquista cearenses
O cheiro e apresentação da rosquinha mais famosa do mundo também se come com os olhos. Elas se chamam: donuts, estas sobremesas deliciosas que fazem parte, fortemente, da cultura gastronômica dos Estados Unidos conquistam, cada vez mais, o paladar dos cearenses. Selecionamos três donuterias de destaque em Fortaleza que você deve lembrar quando o assunto for DONUT. Continue lendo.
1 – CENTRAL DONUTS
A iguaria americana preferida do Hommer Simpson (da série Os Simpsons) já ganhou tanto espaço, em Fortaleza, que já existem donuterias especializadas trabalhando unicamente o produto, a variedade e possibilidades dos sabores e recheios são a perder de vista. É o que indica Naiara Barbosa, empresária da donuteria cearense, Central Donuts (@centraldonuts1).
Naiara explica que, a massa leva basicamente, farinha, ovos e açúcar, e lembra bastante o nosso brasileiríssimo “Sonho”, comumente vendido em padarias. “Nossa receita é 100% americana e os preferidos são os tradicionais e chocolate branco”, diz.
A Central Donuts trabalha oito tipos de donuts e diversos sabores, também nas versões zero açúcar e zero lactose. A recém empresária – que tinha carreira como secretária bilíngue e abriu o próprio negócio há oito meses – comemora o sucesso. “Atualmente trabalho apenas com os donuts e tem dado muito certo!”, celebra.
2 – DONULETS
Já Letícia Barbosa trabalha com doces há oito anos mas encontrou no donut uma oportunidade de inovação e criatividade. Letícia administra a Donulets (@donulets), aberto há mais de um ano em Fortaleza e diz que o perfil de consumidor de donuts é composto por clientes de todas as idades, desde crianças até terceira idade.
Na Donulets, Letícia afirma que trabalhou inicialmente a receita tradicional, sem alterações, mas com a experiência de consumo dos clientes foi aprimorando e adaptando a receita ao paladar regional. “Brigadeiro e Ninho com Nutella são os sabores mais pedidos”.
3 – DONUTS DO DAVI
O donut também é o investimento de Daiana Caldeira e do filho David Caldeira, de 12 anos. Daiana é enfermeira por formação mas descobriu o amor pela confeitaria há oito anos transformando essa paixão também em profissão, desde a época. O sentimento pela confeitaria da mãe transbordou e cativou o filho David (foto), que, desde os oito anos, já observava e ajudava a mãe em sua doce cozinha.
O sentimento que a mãe e o filho dividem pela confeitaria levou David a vencer a terceira temporada do programa Júnior Bake Off Brasil (SBT), e desde setembro de 2019 o mini empreendedor tem sua própria donuteria: Donuts do David (@donutsdodavi).
O Donuts do Davi dispõe de 29 sabores sendo nove donuts gourmet, quatorze donuts recheados e seis donuts sem recheio.
ORIGEM
O nome tem origem do termo inglês ‘doughnut’ que traduzido significa rosca frita. Esse termo foi empregado pela primeira vez pelo historiador Washington Irving em seu livro intitulado ‘History of New York’, de 1809. Reza a lenda que a receita original de donuts foi levada para os Estados Unidos pelos italianos. Há quem diga, no entanto, que ela teria sido levada pelos holandeses, pelos irlandeses. A conversa vai longe e as origens se perdem no tempo.
SERVIÇO
CENTRAL DONUTS.
Instagram – @centraldonuts1
Contato – (85)99779-3385
DONULETS.
Instagram – @donulets
Contato – (85)98936-0117
DONUTS DO DAVID
Instagram – @donutsdodavid
Contato – (85)99801-7371