Com ações de valorização da infância, Uruoca realiza o 3º Festival da Criança

Com ações de valorização da infância, Uruoca realiza o 3º Festival da Criança

O evento é o maior do gênero no semiárido cearense

De acordo com estudos da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o período desde o nascimento até os seis anos de idade, chamado de primeira infância, deve ser mais valorizado, isso porque é uma fase de alto desenvolvimento cerebral da criança, o que interfere em toda a vida dela. Por isso, deve ser vivida de forma plena, sem intervenções que atrapalhem as funções cerebrais em evolução.

O município de Uruoca, localizado no semiárido cearense, distante cerca de 310 km da capital, Fortaleza (CE), é exemplo para o país. Por lá a gestão do município tem investido em serviços importantes de valorização da infância como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Criança Feliz, além dos acompanhamentos feitos nas escolas municipais. 

Como ponto culminante dessas ações, a atual gestão do município realizou o 3º Festival da Criança, na praça de eventos, com a presença de cerca de 3 mil pessoas, entre elas, as que são atendidas por programas de apoio à infância.

A criançada pode se divertir com carrossel, pula pula, escorrega, distribuição de algodão doce, lembranças, brinquedos além de uma espetacular apresentação da Turma do Billy. 

O evento reuniu além do município de Uruoca, crianças de cidades vizinhas, que também puderam participar livremente da programação.

Kennedy Aquino, atual gestor do município, destacou que a gestão deve proporcionar espaços de troca de experiências, de convivência, de envolvimento, de vivências, um espaço de diálogo, de perguntas e de descobertas.

 “É a gestão, por meio dos programas, que deve oferecer os primeiros contatos oportunos para a formação do cidadão, para que ele aprenda a conviver com os seus semelhantes, a ter tolerância, a ter respeito pelo outro, a ser solidário, a ter empatia. Nós, estamos buscando dar uma base sólida para que essas crianças possam crescer, como cidadãos de bem e com oportunidades”, pontuou. 

Hoje Uruoca é referência estadual na garantia do crescimento do bebê com saúde, boa alimentação, construção de vínculos afetivos, educação infantil de qualidade, combate à violência e à discriminação, são trabalhadas questões que vão desde o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo para os menores, até questões sobre participação na vida comunitária, projetos de vida e inclusão ao mercado de trabalho dos adolescentes. 

Suyane Costa