Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: doença silenciosa e assintomática 

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: doença silenciosa e assintomática 

Nesta quinta-feira (20), é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, que é dedicado à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde. 

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, idosos, principalmente mulheres pós-menopausa. Além da idade avançada, outros fatores de risco, como: histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal também podem causar a doença. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.

A presidente da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dra. Christine Maria Muniz Silva explica a importância do tratamento precoce. “A osteoporose é um problema silencioso, assintomático. A prevenção e o tratamento podem evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida”, frisa Christine. 

Confira algumas dicas de como prevenir a osteoporose: aumentar a ingestão de cálcio, expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D, praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas, evitar o consumo de álcool, fumo e de sal excessivo.

Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce)
Promover a qualidade da assistência de saúde, com profissionais capacitados, utilizando um modelo de segurança que valoriza a humanização, o bem-estar social do médico, do paciente e do hospital e com eficiência econômica são os principais pilares da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), que atua há mais de 20 anos no mercado e conta com 348 médicos.

A Coomtoce desburocratiza a contratação de médicos e dos plantões que atuam diretamente nos principais hospitais do Ceará de pequeno, médio e grande porte.

Suyane Costa