Sistema de geração de energia fotovoltaica consegue reduzir em até 95% conta de luz no verão, afirma proprietário da Nordeste Solar
Tradicionalmente, a primavera e o verão são as estações mais quentes do ano. Isso se deve, em especial, pelo fato de os dias serem mais longos. Nesse sentido, é natural que ocorra o aumento da demanda por energia elétrica.
Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, geladeiras e refrigeradores trabalhando na potência máxima, e até máquinas de lavar acionadas mais vezes para dar cabo da demanda de roupas sujas. O resultado é uma conta de luz mais alta no fim do mês.
Para reverter essa situação, muita gente tem adotado o sistema de geração de energia fotovoltaica. Segundo o proprietário da Nordeste Solar, Rafael Barros, a economia pode chegar a 90% na conta de luz. “Dependendo do tamanho do sistema fotovoltaico instalado, você poderá ter uma economia que pode ser de 95%”, explica. Ele ressalta que a economia não atingirá 100%. Isso porque mesmo gerando energia, o consumidor deverá pagar uma pequena taxa para a distribuidora de energia elétrica.
Apesar da grande oferta no mercado de kits fotovoltaicos, o empresário faz um alerta. “Preste atenção nos preços e duvide de custos muito baratos. Além disso, verifique se o orçamento recebido envolve apenas o kit de equipamentos ou se inclui todo o serviço, como o kit, a instalação e o suporte. Faça sempre com uma empresa especializada”, explica.
Nordeste Solar
Com atuação em todo o Nordeste, a Nordeste Solar tem projetos nos Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Em seu portfólio, são mais de 500 projetos. Em apenas um ano, a companhia registrou crescimento de 80% na venda de sistemas de geração de energia fotovoltaica. Seu público-alvo são residências, comércios, indústrias e produtores rurais.