Crianças ganham 574 brinquedos doados pelos Voluntários da Alegria da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
A iniciativa solidária já acontece há sete anos e chega a quase 1000 brinquedos doados por ano. Os presentes foram entregues em escolas públicas de comunidades vizinhas à usina
Crianças de 2 a 12 anos, moradoras de São Gonçalo do Amarante (SGA), foram presenteadas com brinquedos arrecadados pelo programa Voluntários da Alegria nesse mês de outubro. A iniciativa solidária é dos funcionários da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e acontece anualmente, há sete anos, em celebração ao Dia das Crianças. Desta vez, foram 574 bonecas, carrinhos, bolas e diversos presentes, entregues a alunos matriculados em escolas públicas de comunidades vizinhas à usina.
Na última quinta-feira (27), as doações foram entregues no Centro Educacional de Desenvolvimento Infantil (CEDI) Raio de Sol, em Acende Candeia. A unidade foi construída e entregue pela CSP à população. Em seguida, os empregados da CSP levaram alegria e brincadeiras para a escola Manoel Pereira de Brito, na comunidade do Bolso. As outras unidades contempladas foram o CEDI Arco-Iris, na Parada, e o CEDI Tia Fausta, em Paul/Caraúba.
De 2016 a 2022, os Voluntários da Alegria já doaram 6.892 brinquedos na região. Além disso, com o apoio do programa de Parcerias da CSP, o CEDI Arco-Íris, na comunidade da Parada, foi contemplado em 2022 com a instalação de brinquedos esculturais fabricados por artistas plásticos cearenses.
A potência do ato de brincar
A Ana Luísa, de 6 anos, estuda no CEDI Raio de Sol e ganhou o brinquedo preferido. “Eu gosto de boneca. Vou brincar com as minhas amigas”, contou ela, abraçada com o presente novo, ao lado de sua mãe, a Narcélia Martins Morais. Elas moram em Saquinho. A Narcélia é monitora escolar e acompanha os alunos do CEDI no percurso entre casa e escola. “A CSP é uma empresa que a gente já conhece aqui. Eu acho superimportante esse papel deles com as crianças, resgatando a importância do brinquedo. Sabe, está tão difícil, a gente hoje só vê as crianças com celular. E brincar faz muito bem. Todas as crianças estão felizes”, relata a mãe de Ana Luísa.
A Márcia Gomes Nogueira, diretora do CEDI Raio de Sol, concordou. “Para as crianças da comunidade, esse momento é de extrema importância, porque nem todos têm acesso ao brinquedo, e nós sabemos que o brinquedo faz parte desse mundo imaginário das crianças. Eles auxiliam na parte educacional e são importantes porque nós fazemos um trabalho muito lúdico. Até o colorido dos brinquedos é trabalhado e nós conseguimos utilizar o brinquedo de uma forma muito divertida. As crianças aprendem quando é inserido o brinquedo na atividade. Temos só a agradecer por esse momento de alegria e pelos brinquedos”, ressalta a educadora.
Aprendizado de forma integral
A Alice Mendes da Silva, de 24 anos, mora no Bolso e é mãe de um filho de 4 anos e um de 8 anos. Ambos estudam na escola Manoel Pereira de Brito. Ele ficou encantada com a programação. “Você vê a alegria e o brilho do olhar delas ao ganhar o presente. E trazer esse momento é muito importante. O brinquedo não pode deixar de existir e de participar da educação. Nossos filhos vão adquirindo novos conhecimentos, aprendem a dividir e a compartilhar”, destacou.
A Tássia Martins, diretora de programas e projetos da secretaria municipal de educação de SGA, reforçou. “A gente é muito grato pela parceria e pelos benefícios que a CSP traz para nossos alunos. A educação é uma ação de muitas mãos. Quando há essa união, o aprendizado é muito mais estimulado. No futuro, esse aluno retornará tudo isso para a sua comunidade como um ser humano formado na sua base integral”, avaliou.
A Roberta Xavier de Menezes, professora e coordenadora da escola, agradeceu. “É uma ação maravilhosa e de grande valia e importância para as nossas crianças, principalmente pra elas que já vieram de um bom tempo em casa, por causa da pandemia. Eu acho que os alunos vão passar muitas boas energias para as mães, da satisfação que eles tiveram em receber um presente, porque muitas dessas crianças não têm condições. Elas estão deslumbrantes de tanta alegria e felicidade”, relatou.
Escolhendo fazer o bem!
Durante as entregas, muita emoção e participação da Nágila de Oliveira, que trabalha há 8 anos na CSP e é Voluntária da Alegria. “Pra mim é muito gratificante. A gente faz uma brincadeira com eles e é aquela alegria toda. Eu sou mãe e imagino o meu filho vivendo isso também. Eu desejo que elas brinquem bastante e que seja um momento de se divertirem, interagirem com os pais, e que elas sejam felizes. Elas são o nosso futuro. Estamos investindo hoje nas crianças pequenininhas para, no futuro, elas retribuírem esse amor e alegria também”, disse Nágila.O Carlos Alisson Freitas Braz trabalha há 7 anos de CSP e é vizinho da escola contemplada, na comunidade do Bolso. “Como funcionário e morador da comunidade, eu me sinto muito feliz. É um privilégio participar desses momentos, porque, querendo ou não, as pessoas podem enxergar em mim uma referência para as crianças e adolescentes da comunidade. E, hoje, não estou aqui só por mim, mas pela comunidade, pelas pessoas. Queremos colaborar com a população e com crescimento da região. E, para cada criança, que tudo isso represente palavras de esperança e de amor”, comemorou.