XIV Bienal Internacional do Livro chega ao seu primeiro domingo (13) recheada de programação para todos

XIV Bienal Internacional do Livro chega ao seu primeiro domingo (13) recheada de programação para todos

A programação está fervendo! Tem espaços totalmente dedicados a crianças, com atividades o dia inteiro; jogos de tabuleiros nos espaços direcionados aos jovens; lançamento de livro, Festival de Ilustração, Feira de Livros, mesas e palestras

Domingo é dia de quê? Praia, parque, shopping? Que a tal a Bienal Internacional do Livro do Ceará? Apruma, chama os amigos, a família, os vizinhos, tem atração pra todo mundo, desde às 9h até às 22h! Dá até pra intercalar com outros planos: se liga nos destaques da programação, escolhe um turno e chega mais! A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), e acontece até o dia 20 de novembro no pavilhão leste do Centro de Eventos do Ceará, sob o tema “De toda gente para todo mundo”. 

A manhã já começa animada, na Praça do Cordel, a partir das 10h30, com roda de poesia reunindo vários cordelistas. Ao longo do dia, esse mesmo espaço vai concentrar lançamentos de livros e cordéis, e encerra com um forrozinho danado de bom do Arrochados do Forró (CE), às 20h.

Para os jovens, adolescentes e fãs de cultura geek, RPG e afins, o Eixo Literatura, Juventude e Periferia vai oferecer das 09h às 17h jogos de tabuleiro com monitores e mesas com narradores de RPG, organizado pela Associação Lúdica e Cultural Covil Lúdico. Outra atividade que deve chamar atenção, incluindo aí de jovens adultos, é a Feira de Publicações Independentes, das 17h às 18h. Parte da programação do V Festival de Ilustração do Ceará, dentro da Bienal, ela reúne fanzines, livros, quadrinhos, ilustrações, pôsteres, camisetas e outros produtos.

Para as crianças, há nada menos que quatro espaços recheados de programaçãoalguns exclusivos, e com atividades de manhã até a noite! Uma delas é a Sala 7 – Espiral do Tempo, que abriga o Eixo Literatura e Infância: de 09h às 10h e das 14h às 19h, é só chegar que tem espetáculo e contação de histórias de hora em hora! O mesmo esquema acontece na Sala 8 – A Palavras Voam, onde funciona o Infância SESC/Banco do Nordeste Cultural. Aqui vale um destaque merecidíssimo para a estreia da contadora Lívia Cruz na Bienal. Surda, ela vai apresentar uma contação em LIBRAS, às 14h e às 16h. Se seu pequeno gosta mesmo é de botar a mão na massa, que tal o Espaço Desenho Livre? Acontece no Salão Icapuí, dentro do V Festival de Ilustração do Ceará.

Para os adultos, a lista de lançamentos e mesas está imperdível. No Espaço Natércia Campos (Salão Aracati), o destaque é para o lançamento de “Aprendi a gostar de estar em casa”, de Letícia Bailante – Coletivo Mulherio das Letras, às 17h. Na mesma linha, às 19h, acontece a mesa redonda “Ilustração Feminista”, com as convidadas Colagem Negra (CE) e Sheryda Lopes (CE), na Arena BECE. Já na Praça Gilmar de Carvalho quem aterrissa é o cantor e sanfoneiro Waldonys, para lançar o livro “Voos Por Todos Os Cantos”, às 16h.

No começo da noite o Eixo Oralidades, Ancestralidades, Mestres e Mestras da Cultura apresenta duas belíssimas mesas: às 18h, os escritores Pedro Salgueiro, Márcia Kambeba e Daniel Munduruku – este último um dos curadores da Bienal deste ano – reúnem-se para conversar sobre o tema “Texto e memória”. Na sequência, às 20h, é a vez de Maria Valéria Rezende e Ademário Payayá trocarem ideias em torno de Literatura e Espiritualidade.

O mesmo Eixo apresenta ainda outro destaque, às 17h30, na sala vizinha: o lançamento da Cartilha LGBTQI do Povo de Terreiro, com Bàbálòrìsà Dudu de logun e Yálòrīsà Kelma Yemọjá. E permeando tudo isso, firme e forte das 9h às 22h, a Feira de Livros da Bienal, com mais de 400 editoras representadas e milhares de títulos a precinhos convidativos. Confira todos os locais e detalhes dessas e de outras atrações na programação disponível no site da Bienal: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece até o dia 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Suyane Costa