Enel Ceará reforça operação durante Semana Santa e feriado de Tiradentes

Enel Ceará reforça operação durante Semana Santa e feriado de Tiradentes

Mais de 1.200 profissionais atuarão em regime especial para garantir fornecimento de energia em todo o Estado

A Enel Distribuição Ceará montou uma operação especial para o período da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril. Ao todo, mais de 1.200 profissionais, incluindo técnicos, engenheiros, eletricistas e atendentes, estarão mobilizados em todo o Estado para garantir o fornecimento de energia elétrica. A operação envolve o reforço de 500 equipes de campo em pontos estratégicos, além da utilização de subestações móveis, geradores e inversores.

Duas subestações móveis de até 33 MVA estarão disponíveis para atendimento de ocorrências de maior porte. O plano especial também inclui o uso de geradores e inversores voltados a clientes eletrodependentes, bem como a intensificação de rondas para inibir furtos e vandalismo na rede elétrica.

Durante o primeiro trimestre do ano, a companhia realizou diversas ações preventivas, como podas, reforço de rede e inspeções técnicas com helicóptero, equipes terrestres e câmeras termográficas. Estudos sobre pontos de suprimento e estrutura das subestações também foram feitos para assegurar maior confiabilidade do sistema.

Atendimento ao cliente

Durante o feriado prolongado, as lojas de atendimento presencial estarão fechadas, reabrindo na terça-feira (22). No entanto, o atendimento continuará funcionando 24 horas por meio da Central de Relacionamento (0800 285 0196), que oferece todos os serviços da companhia de forma gratuita.

Outras opções de atendimento incluem o aplicativo Enel Ceará, disponível para iOS e Android, o site www.enel.com.br, além dos canais nas redes sociais (Facebook e Twitter) e WhatsApp (21) 99601-9608.

Monitoramento em tempo real

A operação conta ainda com o suporte do Sistema de Monitoramento e Alerta da distribuidora, que permite o acompanhamento em tempo real das condições da rede elétrica, especialmente em relação às descargas atmosféricas. Por meio de dados fornecidos pelo Climatempo, o Centro de Controle do Sistema (CCS) opera 24 horas por dia com o objetivo de garantir respostas rápidas a eventuais ocorrências.

Em 2024, o Ceará registrou 275.624 descargas atmosféricas. Somente nos primeiros meses de 2025, já foram contabilizadas mais de 137 mil. As cidades mais atingidas até o momento são Granja, Santa Quitéria, Aurora, Jaguaretama e Cariús.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *