Ceará amplia presença na Associação Brasileira de Imprensa

Ceará amplia presença na Associação Brasileira de Imprensa

Jornalistas Márcia Catunda e Carmina Dias passam a integrar o Conselho Deliberativo da entidade, ao lado de Salomão de Castro

A “Chapa 1 Rui Xavier — ABI Luta Pela Democracia”, encabeçada pelo atual presidente Octávio Costa e pela vice-presidente Regina Pimenta, foi eleita na última sexta-feira (25) para conduzir a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no triênio 2025/2028. A chapa recebeu 282 votos, o equivalente a 92,2% dos votos válidos, em uma eleição que contou com 306 votantes entre os 479 associados aptos.

A votação, que ocorreu de forma híbrida — com 56 votos presenciais e 250 online — também definiu os membros da diretoria executiva, dos Conselhos Fiscal e Consultivo e de um terço do Conselho Deliberativo.

Com o resultado, o Ceará ampliou sua representação no colegiado. As jornalistas Márcia Catunda e Carmina Dias passam a integrar o Conselho Deliberativo da ABI, somando-se ao cearense Salomão de Castro, que segue no cargo até 2027.

A eleição foi marcada pela retirada da “Chapa 2 – Sem Anistia para Golpistas”, liderada por Ivan Cavalcanti Proença e Osvaldo Maneschy, que decidiu sair do pleito na véspera da votação, durante Assembleia Geral Ordinária, e incentivou o boicote por parte dos eleitores.

Ao agradecer a vitória, o presidente reeleito Octávio Costa criticou a retirada da chapa adversária: “Foi um fato lamentável na história da ABI. O que não faz parte do jogo democrático é uma campanha suja como a que levou a retirada de uma chapa às vésperas da eleição”. Ele reforçou ainda que o resultado representa a vitória da luta em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e do estado democrático de direito.

A nova composição da ABI conta com representantes de nove estados e do Distrito Federal.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *