Pesquisa sobre programação cultural de Lives em Fortaleza traz interesses e tendências para esta nova realidade
O relatório compartilhado mostra como as pessoas têm utilizado o online no período da pandemia.
Lançado nesta terça, 16, o relatório da pesquisa Programação Cultural de Lives em Fortaleza, realizado de forma independente pela produtora UIU// projetos culturais, contou com a equipe de pesquisadores João Miguel Lima e Wilma Farias. A pesquisa exploratória aconteceu via questionário online entre os dias 01 a 06 de junho de 2020, e recebeu 214 respostas válidas.
Com a chegada da pandemia de COVID-19 e a adoção de medidas de distanciamento social, a Internet se tornou a principal maneira para se manter reuniões de trabalho, aulas, encontros de familiares e amigos e atividades culturais por meio de aplicativos e plataformas. O setor cultural foi um dos primeiros a terem suas atividades suspensas para evitar aglomerações e procurou adaptar seu funcionamento. As lives, transmissões que permitem um encontro online com interação em tempo real, têm sido uma dessas maneiras.
No Brasil as lives ganharam proporção de fenômeno, acontecendo em diferentes plataformas e redes sociais – música, cinema, artes cênicas, atividade física, culinária, palestras, aulas e debates. Na música, em especial, os sertanejos dominaram o ranking mundial de transmissões ao vivo na plataforma YouTube. Das 10 lives com maior audiência, não somente no período de distanciamento social, mas de toda a história da plataforma, sete são de artistas deste estilo musical.
Interessada num enfoque mais localizado – de considerar as lives do setor cultural e particularmente de Fortaleza – a UIU // projetos culturais elaborou a pesquisa Programação Cultural de Lives em Fortaleza para mapear o que o público tem achado dos conteúdos produzidos em Fortaleza por artistas, coletivos, produtores e equipamentos públicos e privados.
O público tem assistido o que é produzido na sua cidade? O que se valoriza para assistir a uma live? Quais assuntos são mais procurados? Essas são algumas das perguntas que o relatório oferece pistas para pensar. Além disso, destaca aspectos da experiência de usuários em plataformas de redes sociais neste período de distanciamento social, considerando que algumas práticas podem ser tomadas como tendências de comportamento e se tornar mais frequentes. É possível conferir o relatório neste link: https://bit.ly/uiu-lives.