Terceirização de serviços ganha força e se revela opção eficaz e barata em tempos de retomada da economia
O cenário da retomada das atividades pós-pandemia requer uma maior agilidade nas soluções para empregabilidade, acelerando, assim, a reação da economia. Os empreendedores buscam custos enxutos, praticidade para obter resultados operacionais, alta performance comercial e mão-de-obra qualificada. Neste cenário, a terceirização aparece como uma chave para abrir possibilidades de inclusão no mercado através do gerenciamento ágil, otimizando as atividades da gestão de pessoas com entregas de processos seletivos prontos, candidatos habilitados e treinados para trabalhar, seja no contrato temporário, intermitente ou celetista (carteira de trabalho assinada).
Iara Andrade, diretora da Mrh, empresa especializada em locação de mão-de-obra. Segundo ela, a nova reforma trabalhista viabilizou este tipo de relação de trabalho, sobretudo em tempos de retomada da economia. “É notável que existem novas oportunidades após a retomada do comércio. Os contratos intermitentes aprovados na reforma trabalhista através da lei 13.476/17 podem ser alvo de uma renda extra para que o trabalhador possa estar ativo no mercado. Dessa forma, já visualizamos vagas para contratos de acordo com a demanda das empresas, sendo que o trabalhador poderá ser chamado até quatro vezes no mês com um valor previsto para o pagamento referente a hora ou dia de trabalho. Esse modelo prevê registro na CTPS sendo uma excelente opção para segmentos como os de eventos, hotelaria, restaurantes e varejo, por exemplo”, afirma.
Mas afinal, quais são as vantagens da terceirização de serviços? De acordo com a XX, a modalidade traz benefícios que vão desde a praticidade à redução de custos. “A terceirização gera praticidade na gestão empresarial, pois a terceirizada dispõe de um setor de gestão de folha de pagamento e benefícios, departamento próprio de RH, segurança no cumprimento de todas as obrigações relacionadas às empresas, incluindo segurança e medicina do trabalho, atributos que acabam por gerar uma otimização dos recursos financeiros” explica.
A gestora ainda orienta aos profissionais que buscam fazer parte deste mercado que façam cadastros em sites de empresas especializadas em locação de mão de obra e mantenham sempre seus dados atualizados para que possam ser mais facilmente visualizados. “Muitas pessoas se cadastram nos sites de emprego e não atualizam suas experiências, dificultando a visibilidade do recrutamento. A melhor vitrine profissional, sempre será a mais completa de informações, recomendamos que os interessados em vagas atualizem o seu cadastro pelo menos a cada trimestre e sigam sempre confiantes e proativos”, finaliza.