A importância dos alimentos ricos em água para a hidratação do corpo

A importância dos alimentos ricos em água para a hidratação do corpo

A água é é indispensável para a nossa sobrevivência e já é uma máxima social que manter-se hidratado só traz benefícios. O que pouca gente sabe é que a alimentação também pode ser um importante auxiliar nesse processo. A médica nutróloga Márcia Beretta chama a atenção para o papel dos alimentos ricos em água, principalmente para pessoas que têm dificuldade em consumir muitos líquidos diariamente ou ainda que sofrem de algum problema que ocasione perda de fluídos.

Pepino, melão, melancia, alface e tomate, são só alguns da enorme lista de itens que ajudam a hidratar o corpo. Beretta destaca que todo alimento contém uma grande quantidade de água, mas alguns têm mais de 50% de líquido na composição. Ou seja, quando ingeridos, esses vegetais, frutas e hortaliças contribuem também para a manutenção de um consumo diário adequado de líquidos, que é em média 2,5l.

“Infelizmente, grande parte das pessoas não bebe água o suficiente, especialmente os adultos mais velhos”, lamenta a nutróloga. A preocupação de Beretta  também foi manifestada por Julian Seifter, especialista em rins e professor associado de medicina na Harvard Medical School. De acordo com ele, idosos podem não ter a mesma sede  de quando eram mais jovens e isso pode se tornar um problema, principalmente quando o hábito for associado ao uso de medicamentos que causam perda de fluidos. 

Beretta também alerta para o cuidado com dietas restritivas. Diminuir o consumo de alimentos também para a perda de calorias também leva a diminuição na ingestão de líquidos. Por isso, explica a médica, é muito importante o acompanhamento de um profissional adequado, para balancear o consumo de água no corpo e evitar a desidratação. “Naturalmente, expulsamos líquido do nosso corpo ao longo do dia, através do suor,  urina e até pela respiração. Por dia, perdemos cerca de 2,5 litros de água. Por isso  a importância do consumo de alimentos ricos em água para o fortalecimento hídrico do nosso corpo”, finaliza.

Suyane Costa