Clínica gera corrente do bem através do acesso às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) de graça ou a preços reduzidos

Clínica gera corrente do bem através do acesso às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) de graça ou a preços reduzidos

Práticas Integrativas e Complementares (PICS) de graça ou a preços reduzidos para que a população tenha acesso a uma nova forma de cuidar da saúde. Há quatro anos, a Clínica Mundo Akar mantém o projeto Mundo Akar Social, que teve a forma de atendimento ajustada para os encontros online devido à pandemia do novo coronavírus. Com o isolamento social e o crescimento de problemas como ansiedade, depressão e luto, a clínica manteve-se sempre em atividade e a partir da próxima terça-feira, dia 22 de setembro, retorna com os atendimentos do projeto social na modalidade presencial.

Durante os meses de abril a setembro, além ser online, toda a renda arrecadada foi doada para instituições e projetos que ajudam comunidades carentes. Ao todo, 3.656 pessoas participaram dos encontros em grupos ou dos 713 atendimentos individuais. Diversos profissionais e terapeutas participaram desse movimento realizando os atendimentos de forma voluntária e o Mundo Akar arrecadou o valor de R$15.800,00, que foi integralmente doado para a Unidade de Longa Permanência para Idosos Lar Três Marias, e para os projetos Auê do Amor e Pensando Bem. Cada instituição administrou o verba doada adquirindo materiais de higiene pessoal ou refeições para distribuir à população vulnerável.

A psicóloga Emanuela Gomes, diretora do Mundo Akar e idealizadora do projeto, explica que a ideia é pensar no outro. “Durante a pandemia, nós passamos pelas mesmas necessidades, as mesmas angústias e medos, o que nós e nossos terapeutas fizemos foi pensar no outro. Essa doação nos ajudou e tenho certeza que ajudou outras pessoas. Não só pela questão do valor doado, e sim porque a nossa proposta é promover o bem-estar através do autoconhecimento com as práticas integrativas que muitos desconheciam”, conclui.

Para a administradora de empresas, Liliane Azevedo, de 36 anos, as terapias onlines ajudaram no tratamento para Síndrome do Pânico e Depressão. “As terapias me trouxeram a calmaria, me ensinaram a dar os primeiros passos, as primeiras respirações e voltar a sorrir, integrando e curando o que nem conhecia em mim. Quando começou a pandemia, esse lugar foi tão incrível que procurou desde o começo ajudar. Nos atendimentos onlines pude assistir novas palestras e conhecer outras terapias. Eu só tenho gratidão por todo amor e dedicação com que esse espaço que salva a gente”, destaca.

No Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares foram reconhecidas e tiveram a ampliação solicitada no SUS em diversas Conferências Nacionais de Saúde, maior espaço representativo de gestores, trabalhadores e usuários. Além disso, diversos conselhos profissionais de saúde reconhecem e orientam o uso ético por seus profissionais, como enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia, entre outros. No Ceará, 125 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS. No ano de 2017, o Estado registou mais de 32 mil atendimentos individuais.

O médico Marcelo Maranhão, nutrólogo, praticante da abordagem integrativa em medicina,  explica que evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. “Trata-se de uma visão mais ampla de saúde e bem-estar. A Medicina Integrativa propõe um plano de ação para que o paciente possa resgatar a saúde, tendo cada ação adaptada para cada pessoa, e o mais importante: a participação ativa do paciente no tratamento. Ao unir a tecnologia de ponta da Medicina Ocidental às práticas tradicionais das mais diversas tradições, como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Ayurveda, dentre outras; bem como às metodologias novas, desenvolvidas a partir de anos de pesquisa e aprofundamento nas mais diversas áreas, a Medicina Integrativa surge como uma nova perspectiva de abordagem em saúde que centra a atenção no paciente e na construção de saúde, não apenas no combate às doenças”, destaca o médico. 

O cuidado e atenção a saúde mental continua sendo muito importante, principalmente nesse momento de incertezas que vivemos. Para participar do projeto do Mundo Akar Social, de volta ao formato presencial, basta acompanhar nas mídias sociais @mundo_akar e @mundoakarsocial. SEmanalmente às terças-feitas são realizados novos atendimentos. A cada semana sai a programação das terapias disponíveis do projeto social.

Suyane Costa