Especialista esclarece dúvidas da população sobre demências na terceira idade

Especialista esclarece dúvidas da população sobre demências na terceira idade

O encontro on-line e gratuito quer conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico das demências

A demência é uma condição na qual há um declínio das funções cognitivas, como as habilidades mentais, memória, linguagem e raciocínio, que seja o bastante para comprometer a capacidade de realizar atividades do dia a dia, como ir ao supermercado e ao banco. Mas como diagnosticar uma demência? Há meios de prevenção ou de retardo dessa condição? A perda de memória é um fator importante no diagnóstico de demências? 

Segundo um estudo feito com 200 mil pessoas pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, é possível reduzir a probabilidade de se ter demência ao adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com os pesquisadores, o risco nos participantes foi reduzido em até um terço e demonstrou-se que as pessoas que têm propensão genética não irão necessariamente sofrer de demências como o Alzheimer, que causa perda de memória.

Para um diagnóstico preciso, é necessária uma investigação do histórico clínico do paciente, exames físicos, testes cognitivos e uma série de exames laboratoriais e de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, mas podem variar de acordo com as manifestações de cada paciente. A especialidade médica responsável por diagnosticar demências é a neurologia.

Essas e outras questões serão respondidas e debatidas na live “Envelhecimento X Demências: Quando a dificuldade de memória se torna o sinal de alerta”, que acontecerá no dia 24 de setembro a partir das 18h no canal do YouTube do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica. Quem orientará a conversa on-line será o Dr. Raul Feitosa, neurologista e especialista em neurologia cognitiva (CRM: 11.752 – RQE: 7.596). O encontro é gratuito e aberto ao público.

Serviço: “Live Envelhecimento X Demências: Quando a dificuldade de memória se torna o sinal de alerta”

Gratuita e aberta ao público

Data: 24 de setembro

Horário: a partir das 18h

Disponível no YouTube do Emilio Ribas:

https://www.youtube.com/channel/UCKh1BeQQGE6Rib3hK9oQpXA

Suyane Costa