Professora da Unifametro explica como tornar os ambientes de casa mais confortáveis
Após o lockdown e com a atual necessidade de maior permanência das pessoas em suas casa, foi percebido nos últimos meses um aumento da demanda por pequenas reformas internas e compras on-line de objetos para a casa. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifametro, Rebeca Gaspar, para tornar um espaço interno mais confortável é preciso ter em mente alguns aspectos como, usabilidade do local, condições climáticas, aplicação de revestimentos e uso de vegetação adequada.
“Com algumas modificações chaves no ambiente social, é possível torná-lo mais confortável e adequado às suas funções. Algumas dicas na hora de comprar algo para a a sala de estar é investir em cortinas para a filtragem da luz, tapete com especificação antialérgico, plantas adaptáveis à sombra ou meia-luz e revestimentos que promovam a sensação de aconchego”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura.
Apesar de não existir uma “resposta definitiva” quando se trata de reforma de casas e apartamentos, pontos como ventilação e iluminação são essenciais para medir a qualidade de ambientes internos. Unir isso a uma organização adequada dos móveis, priorizando os espaços de circulação, é um bom investimento de tempo e recursos. Para quem tem família grande e gosta de receber os amigos, investir na reforma dos ambientes sociais é uma ótima solução para ter um espaço específico para o descanso e também para o lazer.
“Especificamente para a sala de estar, a mescla de materiais com texturas diferentes, a instalação de luminárias com foco indireto e luzes quentes, que proporcionam a sensação de aconchego e a localização do sofá posicionado para receber ventilação natural, são algumas das estratégias para trazer mais conforto ao ambiente”, destaca Rebeca.
Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifametro está disponível na modalidade presencial, no Campus Centro, nos turnos manhã e noite, e tem a duração de 10 semestres.