Eleições e Situação de Crise é a temática do segundo dia do IV Semascom

Eleições e Situação de Crise é a temática do segundo dia do IV Semascom

Evento online chega ao segundo painel e será transmitido no canal oficial do curso de Jornalismo da UFC no YouTube

O segundo dia da quarta edição do Seminário de Assessoria de Comunicação (IV Semascom), evento que acontece nesta terça-feira (20), tem como tema “Eleições e Situação de Crise” para compreender melhor a atuação da Assessoria de Comunicação em campanhas eleitorais e debater a experiência de fazer esse trabalho em um período de pandemia. Para compartilhar experiências, o evento contará com a participação da assessora de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Aline Martins, e da jornalista e especialista em Marketing Político e Governamental, Adriana Saboya. O encontro acontece de maneira virtual e vai até o dia 22 de outubro, sempre das 19h às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Curso de Jornalismo da UFC.

Convidados

Aline Martins é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFC. É servidora concursada da Justiça Eleitoral desde 2009. Já atuou como técnica ministerial da Procuradoria Geral de Justiça. Atualmente, é assessora de imprensa, comunicação e cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Já Adriana Saboya é formada pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em comunicação corporativa pela Aberje – SP e MBA em Propaganda e Marketing pela UNI7. Também é especialista em Marketing Político e Governamental e professora dos cursos de Especialização em Comunicação da Faculdade Cearense (Fac), Universidade de Fortaleza (Unifor) e UniFanor.  

Primeiro dia do evento 

O evento iniciou nesta segunda-feira (19/10), com o painel “Comunicação e Crises na Saúde”. Na ocasião, palestraram Ludmila Wanbergna, chefe da unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio, e Renato Abê, assessor de comunicação do Hospital São José (HSJ).

O professor da disciplina de Assessoria de Comunicação do Curso de Jornalismo, Ismar Capistrano, fez a fala de abertura do evento, destacando que o Seminário permite “uma troca de experiência ampliada, ao mesmo tempo que é uma oportunidade para os alunos da disciplina colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na cobertura e realização de eventos”.

No início de sua fala, Ludmila Wanbergna ressaltou que quando a pandemia da Covid-19 já dava sinais que chegaria ao Ceará, foi criado um comitê de enfrentamento à doença, em que a Assessoria de Comunicação do Hospital Walter Cantídio possuía um assento, com participação, inclusive, nas tomadas de decisão. “Isso foi extremamente importante porque mostra a importância da comunicação no processo de construção da administração da crise”, reforçou Ludmila.

A chefe de Comunicação do hospital universitário pontuou que o setor precisou se adaptar durante a crise. Além de passarem a trabalhar em home office, os profissionais da área também tiveram que atuar de forma mais intensa com o audiovisual, já que as equipes de reportagem não estavam autorizadas a entrar no hospital para fazerem gravações quando a unidade passou a receber pacientes com Covid-19.

Ludmila Wanbergna destacou ainda o fortalecimento, durante a pandemia, de ações nas mídias sociais do hospital – que registraram, segundo ela, um crescimento de mais de cinco mil seguidores -, bem como a importância da comunicação interna, com a produção de campanhas que contribuíram para trazer mais leveza em momentos complicados aos colaboradores que trabalham na unidade hospitalar.

Após Ludmila, foi a vez do assessor do Hospital São José, Renato Abê, comentar sobre o seu trabalho à frente do setor de Comunicação da unidade. Ele ressaltou que começou a trabalhar já em meio a pandemia do Novo Coronavírus, o que tornou a sua adaptação ao novo emprego mais desafiadora. O jornalista fez ainda uma comparação entre Comunicação e Saúde, que, para ele, não são muito diferentes. “São duas áreas complexas, em que há cuidado, detalhamento, objetividade. Quando elas se encontram, acho que a crise torna-se parte do processo”, contou.

Durante a conversa, o assessor ressaltou a necessidade de se ter, além de um bom trato com a imprensa, uma comunicação interna integrada. “Esse tipo de comunicação faz toda a diferença, porque é preciso que um determinado profissional tenha consciência do que está acontecendo na unidade como um todo”, explicou, reforçando ainda a importância de se divulgar para os colegas da imprensa as informações da forma mais detalhada possível. “Isso é crucial para que a imprensa consiga entender, porque, ainda que um fato tenha um viés aparentemente negativo, ele precisa, de fato, ser explicado”, finalizou.

Durante o painel, houve ainda um momento em que os dois convidados responderam perguntas dos presentes. Em uma de suas respostas, a chefe do setor de Comunicação Social do Walter Cantídio destacou que, em virtude da pandemia, o trabalho do profissional de Assessoria ganhou maior notoriedade, dada a grande quantidade de demandas que surgiram no setor. O assessor de Comunicação do HSJ concordou com Ludmila, reforçando que hoje há um “olhar destacado para a figura do comunicador”, o qual, segundo ele, deve estar sempre em busca da melhor maneira de comunicar.

Programação

Além do primeiro painel “Comunicação e Gestão de Crises”, que ocorreu no dia 19, e do painel do segundo dia do evento, 20 de outubro, “Eleições e Situação de Crise”, o IV Seminário de Assessoria de Comunicação conta com mais dois dias de programação. 

Na quarta-feira (21), os diretores da Engaja Comunicação e da Camarelo Comunicação, Adriano Muniz e Paulo Júnior Pinheiro, respectivamente, conversam sobre os desafios e adaptação de métodos e ferramentas digitais no painel “Redes Sociais e Gestão de Crise”. Por fim, o último painel (22) debate “O Mundo do Trabalho do Assessor de Comunicação” com a presença do Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), e do Reginaldo Aguiar, coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). 

Serviço

IV Semascom do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dias: 19 a 22 de outubro 

Horário: das 19h às 20h30 

Local: Canal do YouTube (https://www.youtube.com/CursodeJornalismoUFC

Para mais informações, acompanhe o perfil do curso no Instagram: @jornalismoufc.

Suyane Costa