ANIMA CEARÁ realiza mostra acessível com audiodescrição

ANIMA CEARÁ realiza mostra acessível com audiodescrição

O festival acontece de 5 a 8 de novembro com toda a programação virtual, transmitida pelo Youtube e acesso gratuito.

Dois curtas metragens serão transmitidos com audiodescrição no 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que acontece de 5 a 8 de novembro de 2020. São os curtas “Meow!” (1981) e “Animando” (1987), de Marcos Magalhães, cineasta homenageado nesta edição do evento. Os dois curtas compõem a Mostra Infantil e Acessível e estarão disponíveis nas versões com e sem audiodescrição a partir das 10 horas do dia 5 até o encerramento do evento no dia 8. Toda a programação do Anima Ceará é gratuita, transmitida através dos canais do festival, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

“Meow!” e “Animando” são dois trabalhos de animação que marcaram a carreira do cineasta Marcos Magalhães. O curta “Meow!” (1981) recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e “Animando” (1987) foi filmado no National Film Board of Canada. É também de Marcos Magalhães o ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, personagem criado em 1994, em animação stop-motion para quatro episódios do programa.

Marcos Magalhães é co-fundador e co-diretor do Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi. Arquiteto por formação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é doutor e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde escreveu a dissertação “Animação Espontânea”, indicada para publicação, e a tese “O Tempo do Animador”. É professor pleno de Cinema de Animação no curso de graduação em Design, desde 2002, e coordenador do curso de pós-graduação em Animação desde 2004, na PUC-Rio.

O 2º Anima Ceará

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.

Além dos dois curtas de Marcos Magalhães, o festival contará também com a exibição de 22 filmes na Mostra Brasileira de Curta-metragem de Animação. A programação inclui ainda com webinar, workshop, dois bate-papos e debates sobre os filmes da mostra competitiva. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

SERVIÇO

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web – De 5 a 8 de novembro de 2020 no canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

Canal do Anima Ceará:

https://www.youtube.com/channel/UCm6SG7M44mQUvQk6IeI1tlw

Canal do Cineteatro São Luiz:

https://www.youtube.com/channel/UCkhQMY-zUkOCIh9ttK-eN9A

Canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

https://www.youtube.com/channel/UCLmzqznbHNVYut6jLDQdG8g

Suyane Costa