Agosto Dourado: Aleitamento materno pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças de até cinco anos

O tema faz referência ao alimento ouro da alimentação do recém-nascido

Conhecido como Agosto Dourado, em referência ao alimento ouro da alimentação do recém-nascido: o leite materno, a campanha Agosto Dourado visa estimular e conscientizar sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida do bebê. 

Segundo Tammy Matos, enfermeira obstétrica do Hospital São Camilo Fortaleza, o aleitamento materno pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças de até os 5 anos. “Também protege o bebê de inúmeras doenças, evita diarreias e infecções respiratórias, diminui o risco de alergia, diabetes, colesterol alto e hipertensão, reduzindo a chance de obesidade infantil. Garante também que os anticorpos da mãe passem para o bebê, além de ajudar no desenvolvimento da cavidade bucal”, diz. 

É muito importante também que as instituições tenham profissionais treinados para orientar a puérpera sobre amamentação nas primeiras horas de vida do bebê e não só os profissionais de assistência. O São Camilo conta com esta equipe, por ser um Hospital Amigo da Criança, selo da Organização Mundial de Saúde, em parceria com a UNICEF e Ministério da Saúde, conquistado em 2003. O selo garante que a instituição segue os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, e todos os colaboradores recebem treinamento para conseguir orientar esse público materno. 

Nos dias 20 e 21, o hospital realizou evento em alusão ao Agosto Dourado. Na programação, visitas aos leitos da obstetrícia, distribuição de brindes para as lactantes, quiz com perguntas sobre amamentação aos colaboradores e inscrição no curso online de Promoção do Aleitamento Materno, idealizado pelos profissionais da instituição.