Campanha Natal Sem Fome arrecada cerca de 438 toneladas de alimentos no Nordeste

Só no Ceará, o Inec arrecadou mais de 97 toneladas. Ao todo, mais de 9,7 mil famílias serão beneficiadas com cestas básicas no estado

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec), responsável pela articulação da Campanha Natal Sem Fome no Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, conseguiu bater a meta de arrecadação estipulada para a região. Só no Ceará, onde é localizada a sede do Inec, foram arrecadadas mais 97 toneladas de alimentos. Ao todo, em toda a área de atuação da entidade, foram arrecadadas cerca de 438 toneladas. O montante é mais do que o triplo da meta inicial, que era de 120 toneladas. As doações devem ajudar mais de 44 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. As entregas foram iniciadas ainda em dezembro e devem continuar durante todo o mês de janeiro.

A última edição campanha teve início em outubro e se estendeu até o dia 23 de dezembro. Encabeçado nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania, o Natal Sem Fome acontece desde 1993, e tem como objetivo o combate à fome e a conscientização sobre o direito a uma alimentação saudável e à segurança alimentar e nutricional. Neste ano, a importância ação foi ainda maior, tendo em vista a situação das mais de 10 milhões de pessoas que convivem com a insegurança alimentar grave no Brasil. O dado é da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em setembro. Ou seja, mais de 10 milhões de brasileiros têm restrição de acesso aos alimentos ou dividem uma quantidade de comida insuficiente para o número de pessoas que moram na mesma casa. Ainda incluem-se neste quadro as pessoas de uma mesma residência que passam o dia inteiro sem comer nada.

O diretor presidente do Inec, Stelio Gama, agradeceu a ajuda dos cearenses e de todos que contribuíram com a campanha. “Agradecemos profundamente a mobilização da sociedade, que se envolveu diretamente numa ação que ameniza uma situação precária ainda vivida por tantos brasileiros. Somos conscientes do nosso papel junto a sociedade, sobretudo por conta da crise ocasionada pela pandemia que ainda perdura. Não mediremos esforços no combate a essas situações e continuaremos contando com a sociedade”, afirma.

Além das doações individuais e em grupos organizadas por empresas, condomínios e outros, o sucesso da campanha, em 2020, se deu devido a dois fatores: a ajuda de parceiros como o Grupo Pão de Açúcar, Defesa Civil do Ceará, Rede Ancar, Camed Corretora, Ticket, Colégio Agnus, Super Lagoa, Movimento ODS Ceará e Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) do Ceará e de Fortaleza, e a mobilização dos quase oito mil empregados do Inec. “O voluntariado faz parte do DNA da nossa instituição, mostra o quão imbuídos estamos das nossas responsabilidade como cidadãos”, afirma Helda Pereira, diretora administrativa socioambiental do Inec.

Em âmbito nacional a ação também contou com a parceria de duas agências da ONU, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA). Organizações e empresas como Ifood, AME, Mastercard, Lojas Americanas, Camil, Rede de Shoppings Ancar Ivanhoe, Fiocruz e CBF também participaram nacionalmente de toda a Campanha.

Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.