OAB-CE ilumina fachada em alusão ao Outubro Rosa

A OAB-CE, por meio da Comissão da Mulher Advogada, iluminou a fachada nas cores alusivas ao Outubro Rosa. A iniciativa faz parte do “Movimento Outubro Rosa Ceará”, que realiza em todo território estadual, ações alusivas ao combate e prevenção ao câncer de mama. A cerimônia que marcou o início da campanha foi realizada na última sexta-feira (07), na sede da Ordem Cearense, com a participação de mulheres que lutam e defendem a causa.

Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará em exercício e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da seccional, iniciou o momento pontuando sobre o caráter de relevância em trabalhar a pauta do câncer de mama. “Ao longo desses últimos anos, temos  trabalhado incessantemente e de mãos dadas com outras Comissões Temáticas para tratar sobre a prevenção do câncer de mama. Recebemos o pedido para iniciarmos o circuito da iluminação de Fortaleza no prédio da nossa seccional, o que muito nos honrou”, destacou a também coordenadora de Comissões Temáticas da Ordem Alencarina.

A organizadora e coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, falou sobre as atividades realizadas pelo movimento. “É um prazer estarmos aqui. O que fizemos no Ceará dentro desses 14 anos de atuação, foi muita coisa e com nossas ações, continuamos criando e desenvolvendo políticas públicas para divulgar essa causa. Agradecemos o apoio da OAB Ceará nesta causa e nesta tarde, declaramos oficialmente abertos os trabalhos do Outubro Rosa nesta seccional”, anunciou.

Isabel Porto, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), comentou sobre a conscientização da população sobre a neoplasia da mama. “Esse é um momento muito importante, tendo em vista que o Outubro Rosa é um dos movimentos que mais se propaga no nosso país e que, na verdade, teve início nos Estados Unidos, em 1990. É necessário trazer para as mulheres a conscientização do câncer de mama. Essa é uma data que deve ser constituída durante todo ano, para proporcionar a atenção à saúde e às mulheres para prevenção do câncer de mama”, afirmou.

SOBRE A CAMPANHA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha tem a finalidade principal de realizar ações voltadas para a sociedade como um todo, compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial em 2019, foi de 14,23 óbitos, o que equivale ao número de 100.000 mulheres.