BRF celebra Semana da Qualidade com empenho contínuo em alcançar os mais elevados padrões

BRF celebra Semana da Qualidade com empenho contínuo em alcançar os mais elevados padrões

Companhia mantém um programa sensorial que analisa continuamente a qualidade dos produtos e, durante o ano, fortaleceu a escuta com o consumidor para entregar itens mais assertivos e que correspondem às expectativas do mercado

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, celebra a Semana de Qualidade reforçando um de seus principais pilares por meio de ferramentas internas que fortalecem a estratégia da empresa de cada vez mais fornecer alimentos de qualidade e com alto valor agregado, proporcionando mais praticidade e sabor para os consumidores.

Baseado em um painel sensorial, o Programa de Monitoramento dos Produtos Ícones, é um dos grandes trunfos da Companhia ao assegurar a qualidade percebida dos produtos das marcas Sadia, Qualy e Perdigão. Inaugurado em 2015, a ferramenta conta com um painel corporativo que monitora os produtos mais relevantes da companhia, coletados pós-cadeia de distribuição, avaliando se estão de acordo com o padrão previsto pela empresa, utilizando-se dos mesmos instrumentos usados pelos consumidores, que são os cinco sentidos humanos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

O monitoramento sensorial e de percepção de qualidade, entretanto, já é rotina há muitos anos nas 39 unidades produtivas da Companhia. As equipes dos laboratórios sensoriais e de garantia da qualidade atuam fortemente para avaliar a qualificação dos produtos e, após a identificação de que o item atende a todas as diretrizes, os lotes são liberados e distribuídos por todo o Brasil e mundo. Posteriormente, para os itens estratégicos, a BRF recompra produtos no mercado e faz uma nova avaliação para identificar se esses mantiveram o padrão de qualidade até o consumidor final.

Os painéis sensoriais contam com uma linguagem padronizada para descrever os aromas, sabores, texturas e características de aparência como cor, brilho e atributos que envolvem desempenho no preparo. Toda essa linguagem sensorial é devidamente calibrada entre os analistas sensoriais das unidades produtoras e se baseia no entendimento das necessidades dos consumidores, que reportam suas expectativas sobre os produtos das valiosas marcas da BRF, por meio de frequentes pesquisas.

O processo de entendimento da voz do consumidor foi fortalecido neste ano, para um mapeamento atualizado e mais aprofundado das expectativas quanto aos produtos da Companhia, especialmente em um cenário de mundo que muda muito rápido. “Trata-se de um programa que inicia no entendimento do consumidor e visa garantir a entrega do que ele espera de nossas marcas. Mapeamos tudo isso continuamente e, neste ano, enfrentamos o desafio de ultrapassar a barreira da pandemia. Por conta disso, adequamos os painéis corporativos e as abordagens com consumidor, para seguir com a prática e manutenção da entrega do nível de qualidade exigido, especialmente diante da estatura das nossas marcas”, diz Patrícia Matsunaga, Gerente Executiva de Relacionamento com Consumidores e Clientes da BRF.

Segundo a executiva, aliado a isso, a Companhia mantém um Serviço de Atendimento ao Consumidor, que tem um papel estratégico duplo: não só garantir a excelência no relacionamento com esse público, mas também contribuir com a melhoria contínua dos processos internos, levando estas percepções para diferentes áreas da BRF. Matsunaga esclarece que, por meio dos canais de atendimento, ainda é possível identificar as expectativas dos consumidores. “É preciso ouvir o que eles têm a dizer e atuar nas tratativas e respostas às demandas. Com este formato de trabalho, neste ano, atingimos resultados extremamente positivos em dois indicadores no Brasil: índice de lealdade nos serviços de atendimento aos nossos clientes e consumidores, assim como o menor índice de reclamações”, conclui.

Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 260 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Suyane Costa