Varizes: quais as principais causas e como prevenir esse problema?

Varizes: quais as principais causas e como prevenir esse problema?

Genética é o fator mais comum para o aparecimento de varizes

Motivo da “dor de cabeça” de muita gente, as varizes geram desconforto tanto pela estética quanto pelos problemas de saúde que podem ser gerados a partir dela. Embora para algumas pessoas possa parecer um problema distante e que nunca irá atingi-las, é importante ficar atento aos sinais e riscos da doença varicosa.

Varizes é o nome dado para a doença que causa dilatação das veias, geralmente das pernas, podendo ocasionar dores e até feridas na região afetada. Isso significa que, com o comprometimento dos vasos sanguíneos, o sangue passa a não circular no sentido correto, aumentando a pressão nas veias tortuosas.

A genética é o fator mais comum para o aparecimento das varizes, atingindo aqueles que já possuem familiares com quadro da doença. Entretanto, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento delas, deixando assim outros grupos expostos.

“Alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, como idade acima de 40 anos, sedentarismo, menopausa, gestação, uso de anticoncepcional e ficar muito em pé ou sentado”, pontua o especialista em medicina vascular e angiologista Dr. Victor Hugo, proprietário da clínica homônima.

O tratamento vai desde medicamentos até procedimentos mais avançados em consultórios. Para isso, a Clínica oferece tratamentos sem a necessidade de cirurgia, usando os métodos de laser endovenoso e laser transdérmico.

Sobre o Dr. Victor Hugo

Formado como cirurgião vascular pela Universidade Federal do Ceará e com mestrado em tecnologias minimamente invasivas, Victor Hugo é médico angiologista e empresário, tendo inaugurado há 6 meses, em Fortaleza, a clínica Dr. Victor Hugo, localizada na torre empresarial do Shopping Riomar Fortaleza, no Papicu.

Suyane Costa