”Armas pra quê?”; especialista que participou da criação do Estatuto do Desarmamento, lança livro sobre liberação de armas

”Armas pra quê?”; especialista que participou da criação do Estatuto do Desarmamento, lança livro sobre liberação de armas

Mais de 47 mil pessoas morreram no Brasil em 2017 vítimas de armas de fogo. O dado foi apresentado pelo Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Esse é o patamar mais alto dos últimos 10 anos. Mas, segundo especialistas que realizaram o estudo, a situação seria pior sem o Estatuto do Desarmamento, de 2003. É nessa defesa que o sociólogo Antônio Rangel Bandeira, um dos autores do Estatuto, lança o livro “Armas pra quê?”, no dia 8 de fevereiro, na Livraria Cultura, no Shopping RioMar, em Fortaleza.

Na obra, o sociólogo percorre a trajetória da luta pelo controle de armas em países como EUA, Suíça, Grã-Bretanha, Japão e Colômbia. Ex-consultor da ONU que trabalhou na instrução de militares de 19 países, Antônio Rangel argumenta sobre os acertos e falhas na legislação brasileira em comparação com outros países.

O especialista também revela os bastidores da luta pela aprovação da Lei de Controle de Armas. Numa dessas situações, descreve o papel do lobby da indústria de armas e munições que chegou a financiar a campanha de parlamentares em busca de aprovação de projetos em benefício da indústria de armas.

Nos últimos anos, a demanda por leis que favoreçam a liberação da posse e até porte de armas por civis ganhou forte reforço com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. O aumento do crime organizado e a falha no poder público em garantir segurança para a população também tem atraído mais adeptos à ideia de que os civis precisam de mecanismos próprios de proteção.

Em “Armas pra quê?”, o sociólogo avalia com imparcialidade os prós e contras o uso de armas por civis, analisa os últimos decretos presidenciais sobre a liberação de armas e a reação das instituições republicanas.

Serviço:
Lançamento do livro “Armas pra quê?”, do sociólogo Antônio Rangel Bandeira
Quando: 8 de fevereiro, às 20h
Local: Livraria Cultura – Shopping RioMar Fortaleza, Av. Desembargador Lauro Nogueira N° 1500 – Papicu – Piso L2 – Papicu, Fortaleza – CE, 60176-065
Gratuito.

Suyane Costa