Cirurgia de catarata a laser é alternativa para tratamento da doença
Em 2020, doença foi principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos
A catarata é uma das doenças mais comuns no mundo e se caracteriza pela perda da transparência do cristalino, uma das lentes naturais dos olhos, e afeta diretamente a capacidade de visão. Segundo um estudo publicado no periódico científico Lancet, um dos mais conceituados do planeta, houve um crescimento de novos casos de cegueira e deficiência visual evitável no mundo entre 2010 e 2020 e a principal causa foi a catarata. A doença responde por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de perda da visão.
Os primeiros sinais da catarata podem ser caracterizados por troca frequente de óculos, dificuldade de dirigir à noite, enxergar halos ao redor da luz, visão embaçada e perda da visão de contraste. “A catarata, que se caracteriza pela opacidade progressiva do cristalino, geralmente está associada ao processo natural de envelhecimento, mas também pode acontecer por outros motivos. Exemplo disso são a catarata congênita, a catarata traumática e a catarata induzida por drogas”, explica David Almeida, médico oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos.
No Brasil, o último censo do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) mostrou que a catarata responde por 49% da cegueira no país. Isso está associado ao aumento da velocidade de envelhecimento da população em 160% nos últimos 10 anos. De acordo com o oftalmologista, a única maneira eficaz de curar a catarata é a cirurgia, que consiste na retirada do cristalino e substituição por uma lente artificial intraocular, que passa a fazer a função do cristalino nos olhos. O procedimento é rápido e de baixo risco. Atualmente, existem duas técnicas de cirurgias de catarata: a cirurgia a laser e a convencional por facoemulsificação. Em Fortaleza, a Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos realiza ambos os procedimentos, sendo o a laser muito procurado pelos pacientes.
“O que difere a cirurgia a laser da convencional é que partes dela são realizadas sem a necessidade de cortes com bisturi, uma vez que o laser faz esse papel”, conta David, ao ressaltar que “a cirurgia de catarata é o procedimento mais realizado no mundo”. Para o oftalmologista, a técnica a laser garante uma maior precisão à cirurgia, tornando-a mais segura.