Estácio Ceará firma parceria e recebe capacete Elmo para capacitar acadêmicos

Estácio Ceará firma parceria e recebe capacete Elmo para capacitar acadêmicos

Uma invenção genuinamente cearense e que está sendo de extrema importância no enfrentamento à pandemia da Covid-19, o capacete Elmo chegou ao Centro Universitário Estácio do Ceará nos últimos dias, fruto de uma parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Agora, os acadêmicos da Estácio terão todo o suporte e os ensinamentos referentes ao manuseio prático do equipamento hospitalar em questão, visando formação e capacitação dos chamados “agentes multiplicadores”.

A cerimônia que celebrou a parceria, bem como a chegada do Elmo à instituição de ensino particular, contou com a presença de membros do corpo docente da Estácio, estudantes de Fisioterapia e Enfermagem, além da participação virtual do presidente do Crefito-6, Ricardo Lotif. A entrega simbólica do dispositivo foi feita por Dr. Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e ex-aluno da Estácio, ao professor Josué Viana, Reitor do Centro Universitário Estácio do Ceará.

“Na Estácio, temos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Esse tipo de iniciativa trabalha justamente os três sustentáculos, pois levamos algo relevante à sociedade, contribuímos com a formação da multiplicação do domínio dessa nova tecnologia, que é o Elmo, algo desenvolvido por várias instituições públicas e privadas cearenses para o combate à pandemia. São ações dessa natureza que nos motivam a investir e instigar a pesquisa, esse é um dos nossos papéis enquanto educadores”, ressalta o Reitor Josué Viana.

“Para mim é emocionante estar aqui participando deste momento tão importante junto à Estácio, pois recordo das inúmeras experiências que tive enquanto discente desta “casa”. Aqui despertei o prazer pela docência, pela iniciação científica, dentre tantas outras ações. Me alegra muito poder fazer parte disso, de estar aqui para repassar conhecimentos a futuros colegas de profissão, ensinar como manusear o Elmo, algo tão novo e já tão relevante. Tudo isso gera um contentamento muito grande”, explica Rafael Dantas.

Comprovadamente eficaz

O uso do Elmo já é recomendado como sendo prioritário (primeira indicação médica) no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, para evitar procedimentos mais invasivos como intubação e até consequências mais acentuadas como internações prolongadas e até mesmo situações de óbito. O dispositivo será difundido para todo o País nas próximas semanas, haja vista que sua eficácia já é comprovada.

Crédito das imagens: Fellipe Málaga

Suyane Costa