Fortaleza suspende cirurgias eletivas e registra aumento de 86% na procura de consultas online no 1º Trimestre do ano

Fortaleza suspende cirurgias eletivas e registra aumento de 86% na procura de consultas online no 1º Trimestre do ano

Brasil é o 5º Pais que mais usa a telemedicina. Com cirurgias suspensas cresce a demanda reprimida por cirurgias não essenciais e também por consultas virtuais. O Estado é o 4º no ranking nacional de consultas medicas à distância, perdendo apenas para SP, MG e RJ. Estima-se que o setor vai movimentar US$131 bilhões até o ano de 2025

O medo de ir a uma clínica ou hospital afasta pessoas dos consultórios, mas as colocam sentadas nas consultas virtuais. Com mais tempo em casa, cresce a procura por atendimentos não emergenciais. Essa mudança de comportamento pode ser constatada na telemedicina da capital cearense. O setor registra aumento de 86% procura por consultas on-line durante a pandemia.

Segundo a pesquisa divulgada pelo instituto Ipso MORI, 37% das pessoas tiveram que fazer uma consulta ou atendimento médico durante a pandemia. Desse percentual, 47% fizeram uma consulta de rotina e 35% precisaram continuar um tratamento que já estavam fazendo. Além disso, 43% das pessoas acreditam que, após a pandemia, a telemedicina será mais utilizada do que era antes. Globalmente, o mercado de telemedicina movimentou $45,5 bilhões em 2020 e estima-se que esse número aumentará para $175,5 bilhões até 2026, segundo a fonte Emarketer. 

Nos últimos meses o Brasil já fez 1,7 milhão de consultas à distância. No Ceará a telemedicina é a atividade digital com o maior aumento de novos usuários. Metade das pessoas que mais usam a tecnologia, ou usaram pela primeira vez, dizem que pretendem continuar quando o surto terminar. Estima-se que 50% dos serviços de saúde serão conduzidos virtualmente até 2030. As especialidades não essenciais mais procuradas no Estado durante o primeiro trimestre foram: cirurgiões plástico, dermatologistas, endocrinologistas e nutrólogos. Tudo indica que confinados em casa, os pacientes estão preocupados em manter em forma.

Esses índices podem ser constatados com o Dr. Thiago Marra. O especialista em rinoplastia, triplicou o número de consultas on-line e passou a atraiu pacientes de outro Estados, inclusive algumas celebridades.  No ultimo procedimento, realizado no mês passado, ele colocou o bisturi no nariz da ex BBB, Jaquelline Grohalski. Com 8.400 horas de cirurgia plástica, o cirurgião incluiu a cidade de Fortaleza no roteiro nacional de turismo medico e nos holofotes das digitais influencers, tanto que ele tem cirurgias agendadas ate 2023, muitas delas provenientes de consultas online. 

O profissional também oferece prestação de serviços gratuitos a população com lives que são realizadas toda segunda às 20hrs para abordar assuntos gerais sobre cirurgia plástica, como erros médicos, anestesia, pós operatório, e principalmente a conscientização para realizar esses procedimentos apenas após a pandemia. Para os profissionais da saúde, Dr Marra abriu o acompanhamento cirúrgico que dá ao aluno o direito de assistir as técnicas cirúrgicas, mediante reserva prévia conforme a agenda do cirurgião.

Serviço Lives:

Dia: todas às segundas-feiras

Horário: 20h

Link: https://www.instagram.com/drmarra/

Cursos de Rinoplastia para profissionais de saúde: @cursosdrmarra

Clinica Dr. Marra:

Rua Doutor José Lourenço, 2710 – Fortaleza

Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, 1914 – Vila Cordeuri – São Paulo

Rua Rio Grande do Norte, 726, Sala 603 – Minas Gerais

Quem é Dr. Marra?

Dr. Thiago Marra, é medico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, pós graduado em cirurgia geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e pós graduado em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário Ciências Médicas, atualmente ele é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP), onde atua em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

Suyane Costa