3º FMM – Festival Maranguape de Moda exibe coleções de estilistas e marcas da cidade nos dias 21 e 22 de maio
Os desfiles serão exibidos no canal do Instituto INPACTUS no YouTube. O festival é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
O Ceará é um dos maiores polos de confecção do país. Nesse cenário, Maranguape se posiciona como um importante centro de produção no ramo de confecções. E onde se produz, também se cria. O Festival Maranguape de Moda – FMM é prova disso. Com oficinas realizadas no mês de abril, o 3º FMM terá a segunda parte de sua programação nos dias 21 e 22 de maio de 2021, com desfiles de confecções e criações de estilistas maranguapenses, que vêm ganhando mercado e conquistando uma clientela cada vez maior e mais exigente. A exibição será no canal do instituto INPACTUS no YouTube, às 20h. Os desfiles foram gravados no Ipark, cumprindo todo o protocolo de isolamento social recomendado pelas autoridades da saúde.
Os estilistas são: Danillo Teixeira, com a coleção “Transição”; Andrêssa Vasconcelos, com “Sobreviver”; Jéssica Pereira, com “Energizar”; Francisco Jan, com a coleção “Aconchego”; e Kátia Brito, com “Ancestralidade”. Para os desfiles, o 3º FMM contou com a consultoria de moda do estilista e figurinista Cláudio Gentilli, que acompanhou conceito e criação das peças desenvolvidas pelos cinco estilistas que apresentam aqui as suas coleções. Além dos estilistas, seis marcas de Maranguape desfilam suas coleções: Maricota, Liggi, Boana, Doce Pirulito, Feminize e Maria Moar.
O evento contará também com uma feira virtual de artesanato e gastronomia com trabalhos desenvolvidos por artesãos e restaurantes de Maranguape, que poderá ser acessado no site (www.festivaldemoda.com.br). E no dia 21 o 3º FMM vai prestar uma homenagem a duas maranguapenses que se destacaram na moda em nosso município: a estilista Maria Machado, a Lili, e a artesã Maria do Carmo Bezerra Vieira, ambas falecidas recentemente. O 3º FMM é uma realização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Ambiental, Cultural, Turístico e Social – INPACTUS. Produção Via de Comunicação. Parceria: Prefeitura de Maranguape / FITEC – Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
OS ESTILISTAS E AS COLEÇÕES
DANILLO TEIXEIRA – Cursou Design de Moda na Estácio FIC em 2016. Trabalhou na Kokid Jeans, entrou como assistente de produto até se tornar um dos estilistas da marca. Desenvolveu coleções em tecido plano e jeans, fez também produção de moda e desfiles da marca. Fez viagens de pesquisas para cidades da Europa, como Barcelona, Madri, Londres e Lisboa. Aperfeiçoou-se no jeanswear criando peças tanto para crianças, jovens, adultos e plus size. Atualmente é estilista jeans feminino e masculino na PSA LTDA, uma indústria que fabrica jeans para os maiores magazines do Brasil, dentre eles, Marisa, Pernambucanas, Big, Marisol, Torra e Zinzane. Participou do desfile da FMM em 2018.
Coleção Transição – O tema “Transição”, da coleção de Danillo Teixeira, é inspirado nas mudanças do ano sombrio de 2020 para 2021, um ano de esperança e dias melhores. As peças se destacam com as nuances do jeans, partindo do escuro ao mais claro, em uma alusão à transição de dias nublados para dias ensolarados e floridos. São cinco looks que chamam atenção pelo toque e caimento. Foram usados tecidos como viscose, além dos 100% algodão. Na paleta de cores estão o azul, o amarelo, o branco e uma leveza no lilás. Foram usados crochê, processo manual que torna a peça única, bordados florais, babados e elastex, dando aquele romantismo com a pegada artesanal e que marca a feminilidade da maranguapense. Outra aposta é o Upcycling um processo sustentável que transforma algo não usável em algo novo e usável. Foi desenvolvida uma bolsa através de bandeiras de tecidos, usando a técnica de estampa no laser. O desafio da coleção foi tentar revelar um pouco da nossa realidade através dos tons do jeans de uma forma delicada e romântica. E para o masculino um mood bem descolado nesse mesmo universo de bloco de cores entre o blue light e o blue dark.
ANDRÊSSA VASCONCELOS – Empreendedora desde o período escolar, quando produzia e vendia bombons de chocolate, Andrêssa Vasconcelos formou-se em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará, mas sempre desejou ter o próprio negócio. Em 2016 iniciou a produção de peças jeans femininas e abriu, em sociedade, a loja Only Denim no Centro de Maranguape. Atualmente acompanha todo o processo produtivo das peças, com foco no desenvolvimento de um produto com ótima modelagem, qualidade de tecidos e preços atrativos aos clientes.
Coleção Sobreviver – A temática “Sobreviver”, da coleção de Andrêssa Vasconcelos, é ancorada na mulher resiliente e forte que enfrenta o cenário atual de pandemia, com a esperança de dias melhores que estão por vir, pois diante das adversidades ela precisa sobreviver. A estilista inspirou-se em sua mãe, Margarida, mulher de garra e coragem. É sinônimo de resistência a qualquer luta ou situação que a vida lhe imponha. Diante de tantas dores, perdas, angústias e incertezas, ela sobrevive, se reinventa, trabalha, cria, luta e jamais desiste. Os modelos criados remetem a essa mulher moderna e ousada que preza por estar sempre arrumada, ainda que seja para estar em casa trabalhando ou simplesmente ir a um supermercado. Os tecidos utilizados traduzem a leveza de como a mulher enfrenta a vida, deixando as peças com um toque de conforto. Estampas e cores expressam a alegria revelada no rosto dessa mulher, além da esperança, que ela tem viva dentro de si.
JÉSSICA PEREIRA – Estilista formada pela Fanor e modelista formada pelo Senac e pela Escola Socorro Monteiro. Iniciou profissionalmente como assistente de estilo em uma empresa de moda feminina e estilista de uma empresa de lingerie. Em 2019 abriu, em sociedade, uma marca de moda feminina, dando início a Anya, que atualmente funciona online com peças sob encomenda.
Coleção Energizar – Na coleção “Energizar” a estilista Jéssica Pereira inspirou-se na necessidade de pensamentos positivos e sentimentos leves para se vencer os obstáculos e momentos sombrios do mundo atual. Essa energia boa vem com amor, esperança e positividade. A Jéssica Pereira une nesta coleção sua identidade com novas tendências. Cores e modelagens remetem à transição de momentos difíceis para momentos bons e positivos que logo chegarão. São cores que energizam o que há de melhor em cada um. As modelagens e os tecidos também remetem a esses momentos. Vão da leveza e o conforto do casual, à versatilidade das novas tendências dos looks formais ideais para inspirar sentimentos de que tudo vai ficar bem e em breve será tempo de celebrar!
FRANCISCO JAN – Graduado em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá, Francisco Jan começou a se interessar pela área da moda aos 16 anos e, desde então, vem trabalhando na área como profissional autônomo. Atualmente trabalha com marketing de moda.
Coleção Aconchego – A coleção “Aconchego”, de Francisco Jan, propõe um mood de férias eternas, de desacelerar e reconectar com si próprio, considerando o momento atual da humanidade. É hora de diminuir o ritmo, das pessoas se voltarem para seus lares com entusiasmo e esperança em dias melhores. O homewear é trabalhado na coleção com uma pegada vintage, com mais simplicidade na temática. A coleção é inspirada no gosto pessoal do estilista e no artesanato, presente nos acessórios da coleção. A cartela de cores propõe um verão soft em cores suaves com predominância do rosa goiaba e o off white. Longe dos grandes centros e aglomerações de praias agitadas, Francisco traz um verão num campo calmo e aconchegante.
KÁTIA BRITO – Cursou Design de Moda na Estácio FIC. Além da graduação, participou de diversos cursos pelo Senac e no Dragão Fashion, entre outros. Trabalhou com desenvolvimento de coloração, controle de qualidade, criação e desenvolvimento de coleção, escolha de tecidos, entre outras áreas. Atualmente é empreendedora e artesã, criadora e sócia do estúdio Moira, onde desenvolve bolsas feitas a mão com material diferenciado. Suas peças são comercializadas em quiosque no Maranguape Shopping Mall e no e-commerce pelo Instagram @_moirastudio.
Coleção Ancestralidade – A coleção “Ancestralidade”, de Kátia Brito, provoca um olhar para dentro de si, em busca de algo que tranquilize nesses momentos tão difíceis. Faz um resgate aos fazeres de nossas mães e avós, do feito à mão, do artesanal como alternativa saudável para o equilíbrio emocional. “Ancestralidade” é composta de peças minimalista, atemporais, que remetem ao ‘new modern’, novo romântico, com mangas bufantes, pregas e leveza no tecido. É uma coleção marcada pela alfaiataria desconstruída utilitária (bolsos), com cores neutras e pastéis, assimetria e tecido rústico. As peças têm um toque delicado com detalhes em bordado livre e acessórios em crochê de sua loja Moira, dando um ar mais moderno aos trabalhos artesanais.
SERVIÇO
3º FMM – Festival Maranguape de Moda – Desfiles, dias 21 e 22 de maio, às 20h, no canal Instituto INPACTUS no YouTube. Dia 21: Danillo Teixeira com a coleção “Transição”, Andrêssa Vasconcelos com “Sobreviver” e as marcas Maricota, Liggi e Boana. Dia 22: Jéssica Pereira com a coleção “Energizar”, Francisco Jan com “Aconchego”, Kátia Brito com “Ancestralidade” e as marcas Doce Pirulito, Feminize e Maria Moar. Informações: institutoinpactus@gmail.com. Site: www.festivaldemoda.com.br. Instagram: @institutoinpactus. Facebook: inpactus.inpactus.