Bomar Pescados recebe visita da equipe do NPDM/UFC em seu parque industrial e reforça parceria para produção de pele de tilápia em tratamento de queimados
A Bomar Pescados, empresa cearense com destaque nacional na comercialização de pescados, recebeu a visita da equipe do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em seu parque industrial, localizado em Itarema (CE). O momento reforçou a parceria para a doação de pele de tilápia para seu uso em tratamento de queimados, contribuindo para o ‘Projeto Pele de Tilápia’.
Na ocasião, os pesquisadores do NPDM, Dr. Carlos Koscky Paier e Dr. Felipe Augusto Rocha Rodrigues, ambos integrantes do projeto de pesquisa Pele de Tilápia, visitaram a fazenda de cultivo e criação de tilápia, onde presenciaram a alimentação e despesca do peixe. Acompanhados pelo gestor industrial da Bomar, Ricardo Carriero, os profissionais visitaram a indústria, conhecendo os processos, ambientes e tirando dúvidas.
“Conseguimos acompanhar de forma racional, todo o processo da Bomar desde a recepção das matrizes na fazenda até o beneficiamento do filé na indústria. Tivemos uma visão muito ampla dos processos de criação e industrial e isso foi muito enriquecedor, pois percebemos a extrema organização que a empresa possui quando o assunto é limpeza e cuidado com os peixes e camarões, considerado o carro-chefe da Bomar”, pontuou o pesquisador Carlos Paier.
Inovação
O uso da pele de tilápia para finalidades médicas, iniciou pesquisas há seis anos pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Faculdade de Medicina da UFC, em parceria com o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), com sede em Fortaleza. As peles, provenientes de peixes criados em tanques de água doce, são doados pela Bomar Pescados, situada no litoral cearense. O material é processado e testado nos laboratórios da UFC e a radioesterilização é feita em São Paulo, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
Novos estudos
Além da vaginoplastia e do tratamento de queimaduras, o uso da pele de tilápia está sendo estudado em outros contextos, como procedimentos odontológicos e veterinários ou scaffolds (suportes estruturais) para a produção de válvulas cardíacas e telas para reparos de tendões e hérnias abdominais.
Sobre a Bomar Pescados
A Bomar Pescados nasceu em 2006 no estado do Ceará e se consolidou como empresa de destaque nacional na criação e comercialização de pescados como a tilápia e camarão. Atualmente, a empresa que tem como base de produção industrial o município de Itarema (CE), detém cinco fazendas de cultivo entre camarão e tilápia, totalizando 445 hectares de viveiros ativos e uma produção anual de 2 mil toneladas de camarão marinho, gerando 330 empregos, divididos em 140 colaboradores nas fazendas e mais 190 no setor industrial. O trabalho da Bomar é transformar o dia a dia do consumidor em uma experiência gourmet saborosa e surpreendente. Estando sempre atenta a todos os detalhes, desde a seleção do pescado, controle de qualidade e higiene, até a logística de transporte para garantir que o consumidor adquira um produto de qualidade premium em sua mesa.