Após parceria com ICC, TJCE elabora primeiro parecer técnico utilizando como suporte à inteligência artificial
O Grupo ICC e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará firmaram um termo de cooperação técnica histórica no judiciário brasileiro: trata-se da inclusão do suporte da Inteligência Artificial Watson for Oncology para o suporte de decisões judiciais que envolvam tratamentos oncológicos. Neste mês, a Justiça do Ceará, por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT-JUS), elaborou o primeiro parecer técnico utilizando como suporte sistema de inteligência artificial.
O Juiz Renato Esmeraldo Paes, da 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, a partir do parecer elaborado por meio da inteligência artificial, tomará a decisão em uma matéria envolvendo caso de saúde. A plataforma tecnológica utilizada foi cedida ao judiciário pelo ICC sem custos, possibilitando que os magistrados tenham o auxílio dos diagnósticos da solução, que traz evidências baseadas na literatura médica global, dando suporte e trazendo mais assertividade em casos de decisões judiciais envolvendo casos de câncer.
Com a parceria direta com o ICC, o Tribunal remeterá ao instituto as demandas recebidas pelos magistrados. Após a elaboração dos pareceres técnicos, os documentos serão remetidos aos juízes para proferirem suas decisões. O convênio terá duração de dois anos e as ações serão fiscalizadas pelo Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS).
Passo histórico
De acordo com o CEO do ICC, Pedro Meneleu, a parceria permite, além de um conhecimento significativo baseado em uma gigantesca base de dados fornecida pelo Watson for Oncology, uma verdadeira transformação com o melhor uso de recursos, sejam eles públicos ou privados, na área da saúde.
“Isso difere completamente de um cenário encontrado há 10 anos atrás, onde as ações eram tomadas dentro de quadros em estágios muito avançados e apenas com base em laudos médicos. O Judiciário cearense é o primeiro no Brasil a apoiar essa tecnologia como suporte ao parecer técnico de responsabilidade do médico”, reforça.
Assinaram o termo o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Luis Bezerra, a Juíza Coordenadora no Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário, Dulce Feijão, e o CEO do ICC Pedro Meneleu.
Durante a solenidade, também estiveram presentes o Dr. Ítalo Martins, M.D. Ph.D., médico do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (NATJUS – TJ CE), o COO do ICC Caio F. Juacaba, a Diretora Administrativo-Financeira do ICC, Julia Graziela Vieira, e o Head of Intelligence do ICC, Dr. Hermano Alexandre Lima Rocha.
Sobre o ICC
Atuando há 75 anos na promoção de saúde de pacientes do Nordeste, o Instituto do Câncer do Ceará se destaca como grupo que enxerga o cliente dentro de uma visão integral: seja ele paciente do Hospital Haroldo Juaçaba, aluno da Faculdade Rodolfo Teófilo, beneficiário da LIV Saúde ou Startup imersa no ICC BioLabs. Dentro de um ecossistema de inovação contínua, o ICC é reconhecido como um dos maiores complexos de saúde do Brasil.